Pages

terça-feira, 7 de julho de 2020

Emater-RN debate assistência técnica e extensão rural durante 1ª Expovirtual

Raimundo Costa, diretor técnico da Emater-RN, participou nesta tarde da webinar “Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater”, durante a 1ª 1ª Exposição Agropecuária Virtual do RN (Expovirtual). Ele falou sobre a história da instituição e os 65 anos de extensão rural no Rio Grande do Norte, as ações que são realizadas em consonância com a Política Nacional de Ater (Pnater), com foco na produção de alimentos saudáveis e de base agroecológica, inserindo nesse processo toda a família rural, incluindo também mulheres e jovens, e com atendimento público, gratuito e de qualidade.

Com o diretor técnico da Emater-RN, participaram da webinar Luiz Henrique Paiva (superintendente do Sistema Faern/Senar), Ângelo Baeta (gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN) e Isaura Sales (gerente da Assistência Técnica e Gerencial do Senar-RN).

Em sua explanação, Raimundo Costa também explicou como a Emater-RN vem atuando durante o período de pandemia, com a implantação do teleatendimento em todas as suas unidades regionais, sem deixar os produtores desprovidos de assistência técnica, mesmo que de maneira remota. Sobre a metodologia de Ater da instituição, Costa salientou na webinar que o conhecimento técnico e o do agricultor devem ser somados. Essa assistência técnica oferecida pelo extensionista deve se basear na aptidão das pessoas, ser inclusiva e transformadora. “Os técnicos devem ter essa sensibilidade e expertise. Na Emater, estamos discutindo esses aspectos a partir da formação e qualificação dos nossos técnicos”, completou.

Costa aproveitou a ocasião para tecer críticas ao AgroNordeste, do Governo Federal, pela exclusão das entidades públicas de ATER do programa. O AgroNordeste foi lançado no final de 2019 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como um plano de ação para impulsionar o desenvolvimento econômico e social no meio rural. Raimundo Costa lembrou que as entidades públicas de Ater tem extrema capilaridade nos municípios e seriam grandes contribuidoras para o programa.

A Emater-RN emite em torno de 80% das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) e possui 210 técnicos habilitados para essa função. Entre os projetos da instituição, Raimundo Costa citou o convênio dos médios produtores, sendo 100 em pecuária e 100 em fruticultura, feito em parceria com o Mapa.

A transmissão da webinar aconteceu simultaneamente nos canais do Youtube do Governo do RN, TV Assembleia, canais Cheiro da Terra e Agrosertão. A 1ª Exposição Agropecuária Virtual do RN começou no sábado (4) e vai até 12 de julho, com oportunidades para aquisição de animais de qualidade e outras webinars apresentadas por especialistas do setor agropecuário.

Assessoria de Comunicação Social - EMATER-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário