Pages

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Emater-RN oferece serviço psicossocial para servidores

Durante este mês, é realizada no país a campanha "Setembro Amarelo", voltada para a prevenção do suicídio, com data mundial nesta quarta-feira, dia 10. Uma das ações que compõe a gestão de pessoas da Emater-RN, o Programa Bem Estar, tem o objetivo de promover a qualidade de vida dos servidores, através de uma equipe de psicólogos e assistentes sociais. Entre as atribuições desses profissionais, está a escuta a colaboradores, seja de forma individual ou em grupo, feito em parceria com a Associação dos Servidores da Emater (Assema).

O serviço psicossocial é uma forma de contribuir com a saúde mental dos servidores. Pesquisas apontam que 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, como a depressão em primeiro lugar, seguida do transtorno bipolar e o abuso de substâncias. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo.

Além do atendimento psicossocial, o Programa Bem Estar desenvolve ainda o projeto "Saúde em Pauta", com reflexões de temas voltados para a promoção da saúde, e também o projeto "Papo Aberto", sobre temas diversos de interesse dos servidores.

Além do espaço para os atendimentos psicossociais, o Bem Estar mantém ainda atendimentos nutricionais, serviços de beleza como oficinas de maquiagem, manicure, entre outros de estética, todos realizados com agendamento, através do e-mail agendamentobemestaremater@gmail.com.

"Precisamos entender que buscar ajuda quando estamos passando por um sofrimento psíquico não é vergonha. Você não está sozinho. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que pelo menos 30% da população mundial irá passar por algum episódio de depressão ao longo da vida", salientou a psicóloga Ilana Queiroz, servidora da Unidade Instrumental de Recursos Humanos da Emater-RN, e que faz parte da equipe psicossocial da instituição. O Centro de Valorização da Vida (CVV) atende pelo 188 e é um serviço conhecido nacionalmente no apoio a essas pessoas.
Assessoria de Comunicação Social - EMATER-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário