Pages

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Decisão judicial garante equipamento de alta tecnologia para neurocirurgia em criança

O Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, realizou, pela primeira vez, uma neurocirurgia utilizando dois equipamentos de alta tecnologia. A operação foi possível após atuação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) que conquistou decisão na justiça a favor da paciente de 06 anos e garantiu o fornecimento dos equipamentos necessários para a realização do procedimento.

A cirurgia foi realizada em uma paciente diagnosticada com Neoplasia Cerebral, um tumor localizado em uma região motora do cérebro onde estão os neurônios que vão originar o movimento. O procedimento foi guiado por um neuronavegador e realizado sob monitorização eletrofisiológica intraoperatória, ambos equipamentos de alta tecnologia que não constavam no rol de itens disponibilizados pelo Estado.

O procedimento inicialmente previsto para o início de 2020 teve de ser adiado devido a pandemia da Covid-19. Antes disso, a família e o hospital lutaram junto a DPE/RN para conquistar os equipamentos necessários para a realização da operação. O neuronavegador, equipamento similar a um GPS que permite a localização da lesão, foi fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP).

A equipe responsável pela cirurgia, no entanto, havia requisitado também a monitorização eletrofisiológica intraoperatória. O equipamento é capaz de reduzir os riscos de danos ao sistema nervoso, auxiliando o cirurgião na manipulação das estruturas neurais. Após a ação proposta pela DPE/RN, a Justiça determinou bloqueio de verbas que permitiu a locação do equipamento no valor de R$ 7.000,00, o que permitiu a realização com sucesso do procedimento.  Assessoria de ImprensaDefensoria Pública do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário