Pages

sexta-feira, 18 de junho de 2021

RN é segundo do Nordeste em nível de transparência Covid-19

O Rio Grande do Norte apresentou o oitavo melhor índice de Transparência da Covid-19 do Brasil e o segundo do Nordeste no sistema promovido pela Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus publicados em portais oficiais pela União, pelos Estados brasileiros e pelas capitais.

Esta é a terceira fase de avaliação da OKBR, agora com novas metodologias de avaliação. Na primeira versão 1.0, o Estado potiguar começou com baixo índice e, a partir do conhecimento dos métodos exigidos, alcançou o índice ÓTIMO. Na versão seguinte, iniciou com índice BOM e rapidamente conquistou a 5ª posição em transparência em nível nacional.

O recente Índice incorporou, entre os critérios, dados de vacinação, além de alterar outros. A princípio foram usados 13 critérios. Na segunda versão, 26. E nesta última, cujo resultado foi publicado nesta quinta-feira (17), passa a ter 36 critérios de avaliação. Na escala de pontuação de 0 a 100, o Rio Grande do Norte obteve 93 pontos no primeiro Indice, 96 pontos no Índice 2.0 e 78 pontos nessa primeira publicação do Índice 3.0.

“Já vimos ações que podemos melhorar. Com a ajuda das secretarias de Administração e da Saúde e a colaboração da equipe do LAIS/UFRN, acreditamos que na próxima publicação, que agora passa de quinzenal para mensal, já alcançaremos o índice ÓTIMO”, estima Lenira Fonseca, gestora responsável pela Transparência/LAI da Controladoria Geral do Estado.

À frente do Rio Grande do Norte figuram os estados de Espírito Santo (93 pontos), Distrito Federal (91), Rio Grande do Sul (88), Minas Gerais (86), Acre (81), Paraná (80), Sergipe (80), Goiás e Mato Grosso do Sul (79). Logo abaixo do Estado potiguar vem Rondônia com 75 pontos e o Governo Federal com 73 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário