A Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), pediu o empenho do Governo do Estado para agilizar as dispensas de licenciamento ambiental para algumas atividades agrícolas no estado, como é o caso da pecuária de corte e da apicultura.
De acordo com o presidente da instituição, José Álvares Vieira, esse processo poderá ser feito por meio de uma portaria entre as secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente. “Acredito que poderemos fazer isso. A SAPE e a Semarh poderão definir uma portaria e adiantar esse trabalho em favor dos produtores rurais do Rio Grande do Norte”, ressaltou o presidente da Faern.
De acordo com José Vieira os pedidos para que o governo observe melhor essa questão são freqüentes. “Já conversei com a governadora Rosalba Ciarlini e com o secretário de Agricultura, Betinho Rosado, sobre esse tema tão importante para os nossos produtores, e volto agora a pedir o empenho deles para conseguirmos alcançar mais essa vitória”, explicou Vieira.
Linhas de crédito
José Vieira disse que com esse licenciamento ambiental dispensado para certas atividades da agricultura potiguar muitos produtores poderão obter linhas de crédito nos bancos para trabalharem melhor suas produções. “Em estados como São Paulo, Bahia e Maranhão essa já é uma realidade para os produtores. Espero que no RN não demore tanto”, pediu Vieira.
O presidente da Federação da Agricultura ainda completou: “Só para se ter uma idéia em 2010 a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão concedeu, para fins de concessão de financiamento agrícola junto ao Banco do Nordeste, dispensa do documento de licenciamento ambiental aos produtores para as atividades rurais não causadoras de poluição, de degradação e de baixo impacto ambiental”, finalizou Vieira.
Com reportagem de Paulo Correia
Nenhum comentário:
Postar um comentário