Pages

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Governo amplia parceria com Instituições de Ensino Superior (ISE) do RN

A governadora Rosalba Ciarlini afirmou que a inteligência, o conhecimento e a pesquisa das Universidades passam a ser partes das ações que o governo pretende desenvolver em todo o Estado, criando oportunidades de emprego, renda e proporcionando o desenvolvimento da economia. Nesse sentido, a governadora disse que um dos projetos que merecem destaque diz respeito ao “Mandacaru Digital”, apresentado recentemente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o qual será expandido para todas as cidades potiguares, levando internet banda larga gratuita.

Segundo a Governadora, inicialmente o projeto será focado em Natal e na região da Grande Natal, mas que a ideia é levar o projeto para todas as cidades. Rosalba Ciarlini afirmou que o projeto se insere no que ela pensa sobre a inclusão digital, e em cuja ação também se integra o desenvolvimento educacional e a geração de emprego e renda com foco direcionado ao desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.


“Vamos avançar com esse projeto e o interior será interligado por essa internet banda larga gratuita, fazendo com que o jovem carente tenha acesso às informações e que possam ampliar seus conhecimentos e, assim, fazer parte de um mundo novo. As novas tecnologias também fazem parte do desenvolvimento e não poderíamos deixar de pensar nesse processo de inclusão sem direcionar ações para todo o Estado”, comentou a governadora.

Com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Governo do Estado já formalizou parceria para que os estudantes do curso de Gestão Ambiental tenham estágio garantido no escritório do Instituto do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA). “Trata-se de um campo de estágio para os estudantes. Ampliamos áreas de preservação e crescemos a política ambiental”, disse.
 

A governadora Rosalba Ciarlini afirmou que outro projeto está sendo elaborado na área ambiental, o “Guardiões da Natureza”, que objetiva trabalhar com jovens que estão fora das ações governamentais e vivem em situação de risco. Rosalba Ciarlini disse que o projeto será apresentado em breve.

No eixo geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico, a governadora Rosalba Ciarlini disse que outro projeto somará às ações já iniciadas com relação ao incentivo ao mercado de trabalho. Ela disse que o programa “Mão Amiga” já foi enviado para análise da Assembleia Legislativa e espera que as ações sejam iniciadas até o mês de dezembro próximo.

“Esse programa visa oportunizar apoio ao pequeno empreendedor, garantindo apoio à abertura e ampliação de seus negócios. O Governo tem que estar presente nesse segmento, fortalecendo esse mercado e, assim, proporcionando um incremento ao desenvolvimento da economia. Os pequenos empreendedores, com o nosso apoio, vão poder gerar mais emprego e renda”, comentou.


Água
Diante do problema vivenciado na cidade serrana de Luiz Gomes, localizada na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, no que diz respeito à falta d’água, a governadora Rosalba Ciarlini informou que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos projeta a construção de um sistema adutor, que se somará a novas adutoras, para levar água de qualidade à cidade serrana. “Vamos acabar com o problema da falta d’água em Luiz Gomes e estamos projetando novas adutoras para outras regiões do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário