Pages

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Governo moderniza frota do Itep e entrega onze veículos

Frota ITEP_Demis Roussos (2) O Governo do Estado entregará nesta sexta-feira (18), às 9h, onze veículos ao Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), num investimento de R$ 842.197,00, através de convênio firmado com o Ministério da Justiça e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). A entrega será feita pela governadora Rosalba Ciarlini, na Governadoria.

Os veículos serão distribuídos da seguinte forma:
Seis caminhonetes Mahindra: três para a sede do Itep (Natal), que atenderão à Coordenadoria de Criminalística; duas para a Unidade Regional de Mossoró, que ficarão à disposição da área pericial e uma para a Unidade Regional de Caicó, para os setores pericial e administrativo.
Cinco Focus Sedan: quatro para a sede do Itep (Natal), para atender a Unidade Instrumental de Planejamento, Administração e Finanças (Uipaf), Coordenadorias de Criminalística (Cocrim), Coordenadoria de Medicina Legal (Comele) e Coordenadoria de Identificação (Coid) e um desses veículos atenderá à Unidade Regional de Mossoró, nos setores administrativo e pericial.
Todos os carros são equipados com sistema de comunicação via rádio, que permitirá integração plena com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
O diretor geral do Itep, Nazareno de Deus Medeiros Costa, disse que, pela primeira vez, o Instituto recebe, de uma só vez, onze veículos novos, o que melhorará as condições de trabalho dos servidores e a qualidade dos serviços prestados à população.
SEGURANÇA E LIMPEZA
A primeira quinzena de novembro terminou com o reforço na segurança do Itep. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) atendeu solicitação de Nazareno de Deus e, por meio do Comando Geral da Polícia Militar, mandou pra lá doze guardas patrimoniais, que se revezarão no complexo da instituição, na Ribeira, aumentando a sensação de segurança dos funcionários e dos usuários. “São homens experientes, preparados, que são muito bem-vindos ao Itep”, comemora o diretor.
Nazareno de Deus lembrou que, ao assumir o cargo, em janeiro passado, encontrou o caos instalado no Instituto, com pagamentos atrasados, falta de material de expediente, de limpeza, laboratórios sem condições de uso, não existia a limpeza das três unidades (Natal, Caicó e Mossoró), a frota de veículos ultrapassada, computadores quebrados muitos funcionários “fantasmas”, que se divertiam com a farra de gratificações e plantões ilegais. “Eu trabalhei muitos anos no Itep, como médico legista, mas quando assumi o cargo de diretor geral é que percebi o tamanho do problema. Se eu não tivesse o apoio da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário da Segurança, Aldair da Rocha, não sei como estaria o trabalho, mas felizmente tenho recebido apoios e a realidade, hoje, é bem diferente, para melhor, e com perspectivas de melhorar ainda mais”, comenta.
O Itep, com seu orçamento, contratou uma empresa terceirizada para limpar e conservar a sede e as duas subsedes, reformou o laboratório de toxicologia e comprou equipamentos para seu pleno funcionamento, abasteceu os almoxarifados com materiais de expediente e limpeza, comprou 75 computadores (cada um com impressora e no-break), além de cinco cromatógrafos (equipamentos utilizados para separar componentes de uma mistura complexa).
Nova câmara começa a ser testada nesta sexta-feira (18)
Um dos principais problemas encontrados pelo diretor Nazareno de Deus estava no necrotério do Itep, onde uma câmara frigorífica antiga ficava a maior parte do tempo quebrada, comportando 18 cadáveres. “Era uma cena deprimente, ver aquele equipamento ultrapassado, completamente sem condições de uso. Levei o problema à governadora e, dos recursos do Itep, compramos uma câmara nova, por R$ 378 mil, a uma empresa paulista. O necrotério está sendo reformado para receber o moderno equipamento, que já está sendo instalado e, brevemente, estará funcionando”, comemora.
A nova câmara frigorífica tem capacidade para 21 cadáveres, ao invés dos 18 que cabem na atual. O equipamento oferecerá melhores condições de trabalho para os peritos e necrotomistas, que não precisarão mais entrar no ambiente refrigerado onde ficam os corpos, pois o modelo adquirido recentemente é um dos mais modernos do mercado, completamente estruturado em aço inoxidável, com bandejas que são retiradas dos compartimentos através de portas, com auxílio de um carrinho-elevador hidráulico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário