Pages

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

EMPARN VAI INSTALAR ESTAÇÃO METEOROLÓGICA EM ASSÚ

EstaoA Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) vai instalar uma estação meteorológica no município de Assú. A informação foi dada nesta sexta-feira, 28 de janeiro, pelo diretor de meteorologia da entidade, Gilmar Bristot, ao prefeito Ivan Júnior e ao secretário de Desenvolvimento Rural, Paulo César de Brito.

“Algumas questões burocráticas andaram atravancando a concretização deste projeto, mas vamos restabelecer as conversações com este objetivo entre a Emparn e a administração municipal”, endossou o meteorologista. O secretário Paulo Brito ficou feliz com a notícia do técnico e reiterou o compromisso da gestão municipal com o empreendimento. Ele enfatizou que o prefeito Ivan Lopes Júnior desde o princípio solidarizou-se com a iniciativa que dotará o município de uma importante ferramenta para o monitoramento climatológico de toda a região.

O local onde a estação será montada está localizado no 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A escolha do local foi durante uma visita de técnicos da Emparn e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), acompanhados pelo geólogo do município, dia 09 de agosto do ano passado. A área dentro do 10º BPM se mostrou a mais viável para acolher o projeto, dentre os diversos locais visitados. A estação meteorológica será inteiramente automatizada e alimentada energeticamente por luz solar.

Praticidade

Paulo Brito disse que a implantação de tal empreendimento em Assú será de grande utilidade e dará uma importante contribuição as ações do poder público na agricultura e outros setores. Ressaltou ainda o fato de o município se constituir numa cidade-pólo da região, enfatizando que a presença da estação meteorológica será relevante, consequentemente, para os demais municípios circunvizinhos. As estações meteorológicas são dotadas de sensores eletrônicos para medição de variáveis de temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, vento, precipitação pluviométrica, alcance visual de pista (visibilidade), altura de nuvens até 1.500 metros, cobertura de céu nublado e outras funções.

Fotos – Estação/Gilmar Bristot (reprodução) /Paulo Brito (David Eudes)

DEFESA CIVIL E BOMBEIROS DIVULGAM 1º RELATÓRIO DAS ÁREAS DE RISCO

Junto com o lançamento do relatório foi lançado pela Emparn um boletim meteorológico para divulgar a situação das chuvas a cada 72h.

O Rio Grande do Norte não escapou dos incidentes pelas fortes chuvas. Algumas cidades no interior do estado passaram por situações difíceis, com casas inundadas e pessoas desabrigadas. Visando prevenir maiores problemas a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) lançou nesta segunda-feira (31) um novo tipo de boletim meteorológico.

Este boletim terá o prazo de apenas 72h (três dias) para assim ter uma previsão exata e mais confiável, ajudando as cidades a tomarem medidas preventivas para evitar novas catástrofes. O gerente de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bistrot, informou que este boletim será atualizado e divulgado diariamente para assim ajudar os municípios a se prevenir em caso de mudança do tempo.

Além do lançamento do boletim, o comandante Elizeu Dantas, do Corpo de Bombeiros, lançou um alerta à população destas cidades assoladas pelas chuvas, pois a população curiosa para ver a situação dos açudes termina se aproximando das áreas de risco e muitas vezes até subindo nos pontos desgastados pelo processo de erosão acelerando o desgaste e correndo risco de acidente.

“A população tem que se conscientizar que aquilo é uma área de risco e não um ponto turístico. Quando estivemos lá em Tangará pudemos testemunhar algumas pessoas em cima do ponto de risco, onde o açude estava com os maiores desgastes ocasionados pelo processo de erosão, causando até que esse processo acelere. Desta forma é importante que eles não se aproximem de lá”, avisa Eliseu Dantas.

Estas constatações foram feitas pela Defesa Civil, pelo Corpo de Bombeiros do RN e pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), que visitaram os municípios de Boa Saúde (69 km), Tangará (82 km) e em Cacimba de Baixo que é distrito do município de Serra Caiada (66 km) para realizar um levantamento e cadastramento de locais de abrigo para alojar os possíveis desabrigados e que obras estão sendo realizadas para evitar o sangramento das barragens e açudes.

A comissão era composta pelo titular da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Thiago Cortez, junto com o gerente de Meteorologia da (Emparn), Gilmar Bistrot, e com o comandante do Corpo de Bombeiros do RN, o comandante Elizeu Dantas, além do coronel Josenildo Acioli que é o coordenador da Defesa Civil.

O lançamento deste boletim foi realizado nesta segunda-feira (31) no auditório da Governadoria, onde o secretário Thiago Cortez informou os números finais do alagamento da cidade de Jucurutú, onde 135 casas do bairro de Vila Santa Isabel foram invadidas pelas águas e 429 pessoas ficaram desabrigadas. E nas estações elevatórias de água estavam com defeito nas comportas e bombas por falta de manutenção.

DNOCS REALIZA VISTORIA NAS COMPORTAS DO RIO CEARÁ MIRIM, EM EXTREMOZ

ReuniocDNOCS_28012011 (8)  A Prefeitura de Extremoz, Defesa Civil do Município e o Dnocs vistoriaram na manhã da sexta-feira, 28, as comportas de maré do Rio Ceará Mirim, na BR101 norte, comunidade de Estivas em Extremoz.

Participaram da vistoria o presidente da Defesa Civil do Município, Adriano Veras, o representante da Secretaria de Agricultura, Newton Filho, o secretário de Meio Ambiente, Fábio Góis, secretário de Infraestrutura, Carlos Queiroz Júnior, coordenador estadual do Dnocs, José Eduardo Alves e o coordenador técnico de engenharia, João Guilherme de Souza Neto.

De acordo com Adriano Veras, ficou decidido que inicialmente parte das comportas serão abertas na próxima quarta-feira, 02 de fevereiro e no sábado, 05, serão abertas as demais, visto que a barragem de Poço Branco estará realizando a abertura de suas comportas no mesmo dia.

De acordo com o coordenador Estadual do Dnocs, José Eduardo a abertura das comportas da barragem de Poço Branco será aberta antes do previsto para evitar possíveis inundações nos município do Vale do Rio Ceará Mirim. (GC).

Assessoria

FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA ESTÁ PREOCUPADA COM A POSSIBILIDADE DE ENCHENTES NO ESTADO

Foto das enchentes

Com as fortes chuvas que inundaram a cidade de Jucurutu, na região do Seridó e com a confirmação da Emparn que o tempo será de muita instabilidade nos próximos dias, a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) aconselha aos produtores rurais medidas para amenizar possíveis problemas ocasionados com as chuvas.

De acordo com o presidente da instituição, José Álvares Vieira, as enchentes estão batendo nas portas e os produtores do RN não podem deixar de tomar certos cuidados para se protegerem melhor e cuidarem de suas produções. “Todos observamos o estrago que foi a enxurrada em Jucurutu, que desabrigou dezenas de pessoas e que afetou toda uma cidade. O que a Faern recomenda aos produtores rurais é que tomem cuidados como, por exemplo, não plantar em vazantes de rios e próximos de encostas. Também pedimos que o Governo do Estado limpe os canais e rios que cortam o Rio Grande do Norte. E, claro, pedimos uma maior atenção aos moradores de Jucurutu e aos produtores de jerimum da região do Vale do Punaú”, pediu Vieira.

O presidente da Faern informou que a instituição está tentando manter contato com o governo para levar alternativas sobre essa questão das chuvas. Ele também explicou que a Federação da Agricultura está aberta aos produtores rurais que queiram relatar algo de suas regiões. “Estamos abertos aos produtores. Queremos ser o canal para intermediar o governo e os produtores”, explicou Vieira.

Dnocs

O presidente da Faern também pediu aos responsáveis pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) que controlem os níveis dos reservatorios do RN para que inundações, como a ocorrida em Jucurutu na última segunda-feira (24), não voltem a acontecer. “Sei da disposição do Dnocs em promover melhorias no setor, mas gostaria de reiterar o pedido. Vamos observar a questão dos reservatorios de água com mais afinco”, finalizou Vieira. (PC).

informações: Leonardo Sodré

JOÃO MAIA REIVINDICA POSSE DE ASSIS OLIVEIRA NA CÂMARA DE NATAL

Presidente do PR apelou para que Edivan Martins e Henrique Alves respeitem coligação, o que garante posse de Assis Oliveira.

O presidente estadual do Partido da República, deputado federal João Maia, fez um apelo ao presidente da Câmara Municipal do Natal, vereador Edivan Martins (PV), no sentido de que o poder Legislativo Municipal convoque os suplentes de vereadores mais votados da coligação, e não dos partidos, para as vagas deixadas por Paulo Wagner (PV) e Hermano Morais (PMDB).

"Edivan, peço a você, que considero uma pessoa de bem, que respeite a coligação que o PR fez com o PV em 2008 e 2010, que resultou na eleição da prefeita de Natal, de vereadores, de um deputado federal e de um senador para o PV", solicitou via Twitter.

Em seguida, o deputado foi mais incisivo nas declarações postadas no microblog. "Em nome da solidariedade e da confiança na aliança política, reivindico como presidente de um partido aliado, que você acate a legítima reivindicação para a posse de Assis Oliveira", cobrou.

O ex-vereador Assis Oliveira (PR) é o primeiro suplente da coligação e disputa com Dinarte Cruz (PV) o assento deixado por Paulo Wagner, eleito deputado federal.

PREFEITO ALEXANDRE E VICE-PREFEITO DR. SERGIO MANIFESTAM VOTO DE PESAR PELA MORTE DE DONA EDILENE MARIA

Tota Aristoteles – assessor prefeito

DNOCS DIZ QUE NÃO É RESPONSÁVEL PELO AÇUDE GUARITA, EM TANGARÁ

guarita-600x400Segundo diretor geral do órgão, reservatório foi construído através de uma parceria público-privada e é de responsabilidade do proprietário das terras.
A possibilidade de rompimento do açude Guarita, no município de Tangará, evidenciada no último fim de semana após o rompimento de dois reservatórios menores, trouxe à tona o preocupante retrato da situação dos açudes potiguares.
Apesar da informação tranquilizadora do prefeito da cidade, Jorge Bezerra, de que está tudo se encaminhado para que o problema seja resolvido até o fim desta semana, restaram os questionamentos à respeito das responsabilidades dos órgãos públicos sobre a administração e manutenção dos reservatórios.
No entanto, pelo menos no que se refere ao açude Guarita, o diretor geral do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), Elias Fernandes, disse que o reservatório não é de responsabilidade do órgão. “Naquela região, no só temos o açude Trairi. O açude Guarita é privado e nós só estamos prestando o trabalho de orientação técnica junto à Defesa Civil”, destacou o diretor geral, em entrevista ao portal Nominuto.com na manhã desta segunda-feira (31).
Segundo Elias Fernandes, o açude Guarita foi construído entre as décadas de 40 e 50, através de um programa de cooperação público-privada. “Por isso, trata-se de um açude privado, de responsabilidade do proprietário da terra. Órgãos como a Defesa Civil do Estado entram em cena para evitar que incidentes, como o rompimento do reservatório, causasse danos a algumas cidades que estão abaixo dele”, explicou o diretor geral do DNOCS.
No que diz respeito aos açudes administrados pelo DNOCS, Elias Fernandes garantiu que estão todos sendo acompanhados. “Eles estão com capacidade média acima dos 50%. E, como a previsão é de um inverno acima da média, a tendência é que praticamente todos sangrem em 2011”, adiantou Fernandes.

INFARTO FULMINANTE TIRA A VIDA DE DONA EDILENE DE CÍCERO, NA CIDADE DE CARNAÚBA DOS DANTAS

Faleceu na madrugada de hoje (31), vítima de infarto fulminante, na cidade de Carnaúba dos Dantas, a senhora Edilene Maria da Silva, mais conhecida como Edilene de Cícero; era irmã dos nossos amigos Aladim, Elison e Elias, ambos, também residentes em Carnaúba dos Dantas.

O seu corpo está sendo velado em sua residência, na Rua José Venãncio e a Missa de Corpo presente será celebrada amanhã (1º), na Igreja Matriz de São José, em Carnaúba, e logo após o seu corpo será transladado para o Povoado Santo Antônio da Cobra (Parelhas) - de onde Dona Edilene era natural - para posterior sepultamento.
O ônibus da prefeitura sairá amanhã, logo após a missa,  com destino ao Povoado Santo Antonio, conduzindo familiares e amigos da citada falecida.

Dona Ediline era um pessoa bastante respeitada em Carnaúba dos Dantas, pela sua simplicidade e sobretudo pelos laços de amizade construidos durante os tempos.

Manifestamos o nosso pesar aos familiares de Dona Edilene e que Deus lhes dê o descanso eterno.

Por Tota de Aristoteles

Violência - DUPLA É EXECUTADA E CARBONIZADA EM NÍSIA FLORESTA

Polícias encontraram os corpos após denúncias anônimas. As vítimas estavam com as mãos e os pés amarrados.

Depois do fim de semana violento em Natal, a manhã desta segunda-feira (31) foi marcada por mais um crime bárbaro. A polícia registrou no município de Nísia Floresta um duplo homicídio. O detalhe é que as vítimas estavam carbonizadas.
No início da manhã, os policiais receberam a denúncia de populares que os dois corpos estavam em uma estrada carroçável no distrito de Carnaúba. Ao chegar ao local, os policiais confirmaram a informação.
As duas vítimas estavam com as mãos e os pés amarrados, apresentavam marcas de tiros e estavam completamente carbonizadas. Os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia estiveram no local e fizeram a remoção dos corpos. Até o momento, os dois homens estão sem identificação.

foto: Cedida fonte:nominuto

EMPARN, DEFESA CIVIL E CORPO DE BOMBEIROS VÃO DIVULGAR O RELATÓRIO CLIMÁTICO PARA O RN, BEM COMO A SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS.

O Governo do Estado convocou uma coletiva de imprensa, que acontecerá às 15h desta segunda-feira (31) no auditório da Governadoria, para tratar sobre a previsão do tempo no Rio Grande do Norte para os próximos dias. Na oportunidade, representantes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros vão divulgar um relatório sobre a situação dos municípios atingidos pelas chuvas das últimas semanas.

A coletiva será coordenada pela Assessoria de Comunicação do Social do Governo do RN (ASSECOM-RN) e terá a presença do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Dantas, e do gerente de meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, que vai apresentar informações sobre a Conferência Nacional de Meteorologia, que acontecerá em fevereiro, em Natal.

De acordo com o Governo do Estado, sistematicamente, e diante das possíveis ocorrências que seja registradas, os representantes dessas instituições se reunirão com jornalistas para repassar os dados atualizados e de interesse público.

VEREADOR (MARCOS DE ELITA) ENVIA VOTO DE PESAR A FAMILÍA DE EDILENE MARIA DA SILVA

Voto de Pesar

A família do Vereador Marcos Antōnio Dantas (Marcos de Elita),externam profundos sentimentos de Pesar pela perda irreparável da Amiga e Correligionaria Edilene Maria da Silva, que com apenas 48 anos de idade nos deixa precocemente.

Ao amigo Cícero seu esposo, seus amáveis filhos e neto, nós desejamos que Deus lhes cubram de bênçãos e conforto para que suportem esta profunda dor.

Carnaúba dos DantasRN,Em 31 de janeiro de 2011.

Marcos Antōnio Dantas e Família

Vereador Marcos de Elita

PREFEITO ALEXANDRE ABRE SEMANA PEDAGÓGICA EM CARNAÚBA DOS DANTAS

O Prefeito Alexandre (Boboca) fez abertura oficial  hoje (31) da Semana Pedagógica aqui em Carnaúba dos Dantas, contando com a participação de todos os profissionais da rede municipal de ensino, e academicos do Projeto Rondon  dando  boas notícias aos presentes.

fonte/fotos:juquinha do JCN

ANVISA DETERMINA APREENSÃO DE SUPLEMENTO ALIMENTAR COMPOSTO DE CATUABA E GINSENG

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do suco Composto Nutritivo Energit, após relatório técnico de inspeção da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia (Divisa) atestar a adição de catuaba e ginseng na composição do produto, vendido sob a forma de pó para suco.

De acordo com a Anvisa, a catuaba e a fáfia (ginseng) são substâncias farmacologicamente ativas e, portanto, não são permitidas em alimentos. A resolução foi publicada hoje (31) no Diário Oficial da União.

O Composto Nutritivo Energit - mistura para preparo de suco ou vitamina C -  contém fibras e é fabricado pela empresa Luciano de Jesus Santos, em Lauro de Freitas, na Bahia. A resolução entra em vigor hoje (31).

ABSURDO! DOCUMENTO MOSTRA FALTA DE COMPROMISSO DE PREFEITO E VEREADORES DE TENENTE LAURENTINO CRUZ PARA COM O CONSELHO TUTELAR

O que eu achava que poderia ser uma brincadeira de mau gosto, infelizmente agora ficou comprovado que é verdade. Uma cópia da lei onde os vereadores da situação da cidade de Tenente Laurentino Cruz aprovaram um dos maiores absurdos já vistos na atualidade, uma lei elaborada pelo executivo onde coloca o Conselho Tutelar como serviço voluntário.

A atitude covarde e irresponsável do prefeito Airton Laurentino Júnior e dos vereadores, mostra que os mesmo não têm nenhum compromisso com os direitos da criança e do adolescente, já que hoje é uma dos requisitos mais exigidos para que o “IDH” (Índice de Desenvolvimento Humano) de uma cidade seja considerado aceitável.

O prefeito da cidade deveria agora mandar uma lei tornando os cargos de chefe do executivo e dos edis também voluntários, para os “fabulosos” vereadores aprovarem, já que os mesmo acham que para trabalhar em prol da coletividade não precisa de remuneração.

Mesmo sendo uma grande covardia e irresponsabilidade, a referida lei nunca deixaria de ser aprovada, já que o prefeito tem seus defensores na casa legislativa, entre eles uma nora e um cunhado, que igualmente os outros vereadores da situação aprovam as leis que beneficiam e que são exigências do prefeito, quando na verdade deveriam defender os direitos da população. Os vereadores responsáveis pela façanha são: Chico de Marcelino, Tico de Jorge, Tomazinho (Presidente da Câmara),Paula (Nora do Prefeito), Assis Severo (Cunhado do Prefeito).

Resta agora que a população de Tenente Laurentino Cruz mostre sua força, protestem, façam movimentação pacificas de repúdio a essa disparate, peçam a ajuda dos órgãos de defeca dos direitos da criança e do adolescente a nível estadual e nacional, provoquem o Ministério Público, acionem o sindicato dos conselheiros tutelares, façam a parte de vocês! Prefeito e vereadores são nossos empregados, ganham nosso dinheiro para nos defender, diferentemente do que acontece em Tenente Laurentino Cruz.

fonte:paulinhobarrapesada

PROJETO RONDON CAMINHA NA ÚLTIMA SEMANA EM CARNAÚBA DOS DANTAS


PROGRAMAÇÃO DA ÚLTIMA SEMANA DO PROJETO RONDON


DIA 31.01 – SEGUNDA-FEIRA:

Manhã: 08:00h às 11:00h:

O Plano Político Pedagógico e a Administração Escolar numa gestão democrática (Local: CRAS)

Oficina: Pré-Natal, amamentação e urgências e emergências obstetrícias (Local: Instituto)

Curso de Produção de Queijo e Iogurte (Local: Instituto)

Tarde: 14:00h às 17:00h:

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas pela Indústria Ceramista (este plano será elaborado pela equipe do Projeto Rondon, porém não será uma oficina;

Oficina de Elaboração de Projetos (Local: Instituto)
Workshop de Potencialidades Turísticas (Local: Instituto)

Oficina: Pré-Natal, amamentação e urgências e emergências obstetrícias (Local: Instituto)

Oficina: Implantação e Fortalecimento de Conselhos Municipais – inativos (Local: Instituto)

O Plano Político Pedagógico e a Administração Escolar numa gestão democrática (Local: CRAS)

Noite: 19:00h às 21:00h:

Oficina de Inclusão Digital (Local: Instituto)

Workshop sobre Associativismo (Local: Instituto)

Curso de Produção Leiteira (Local: Povoado Rajada)

DIA 01º/02 – TERÇA-FEIRA:

Manhã: 08:00h às 11:00h:

Curso de Produção de Queijo e Iogurte (Local: Instituto)

Oficina: Parto Humanizado e urgências e emergências obstetrícias (Local: Instituto)

Oficina: Programas Nacionais (Local: Instituto)

Tarde: 14:00h às 17:00h:

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas pela Indústria Ceramista (este plano será elaborado pela equipe do Projeto Rondon, porém não será uma oficina;

Oficina de Elaboração de Projetos (Local: Instituto)

Workshop de Potencialidades Turísticas (Local: Instituto)

Oficina: Parto Humanizado e urgências e emergências obstetrícias (Local: Instituto)

Oficina: Diretores de Cidadania

Noite: 19:00h às 21:00h:

Oficina de Inclusão Digital (Local: Instituto)

Workshop sobre Associativismo (Local: Instituto)

Curso de Produção Leiteira (Local: Povoado Rajada)

Fonte: Projeto Rondon

FELIPE MAIA PARTICIPA REDINHA FAZ FESTA PARA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Cpia de DSC02315 Os moradores do bairro da Redinha, localizado na zona Norte de Natal, comemoraram durante dez dias, a festa de sua padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes. De acordo com a organização local, cerca de cinco mil pessoas acompanharam o encerramento dos festejos no domingo (30).

Como acontece há 57 anos existem duas procissões, uma terrestre e outra marítima. A primeira imagem da santa saiu da Igreja de Pedras em direção as ruas do bairro. Já a outra, partiu da Capelinha dos Pescadores e seguiu de barco pelo rio Potengi. No final do trajeto, as imagens se encontraram em frente à Capela, onde foi feita a benção pelo padre João Maria, pároco da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes.

No percurso de aproximadamente 20 km de procissão os devotos da santa protetora dos pescadores cantaram e entoaram hinos em forma de agradecimento pelas graças alcançadas. Este ano a festa teve como tema: “Sob o olhar materno da Virgem Maria, caminharemos com Jesus”.

O deputado federal Felipe Maia (DEM), esteve presente ao evento como fez em anos anteriores. “A convite dos amigos, lideranças comunitárias da Redinha e do padre João Maria participo de mais uma festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Aproveito o momento para pedir a Nossa Senhora que o meu segundo mandato seja conduzido com sabedoria e justiça a favor do Rio Grande do Norte”, comentou o parlamentar.

Outros políticos também prestigiaram o encerramento: a deputada federal Fátima Bezerra, o deputado estadual eleito Hermano Moraes, a ex-governadora Wilma de Faria, e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo.

Assessoria de Imprensa:

CHUVAS NO INTERIOR DEIXAM NOVE AÇUDES COM CAPACIDADE ACIMA DE 50%

Dos 33 reservatórios monitorados pelo Dnocs, dois sangraram nesta semana. Previsão é de novas sangrias nos próximos meses.

A possibilidade de um inverno rigoroso em 2011, a contar das últimas chuvas caídas em todo o Rio Grande do Norte nos meses de dezembro de janeiro, começa a chamar a atenção dos produtores rurais e moradores do interior do estado. O volume de água em determinadas cidades como Jucurutu e Santa Cruz, para ficar em dois exemplos, demonstra que são grandes as chances de acontecer novas inundações como a registrada em 2008 no Vale do Açu, região onde se cultiva a fruticultura.

Dos 33 açudes monitorados no RN pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), nove apresentam capacidade acima de 50%, inclusive com duas “sangrias” confirmadas nos reservatório de Santa Cruz e Tangará. O volume médio de todas as represas do estado é de 63%. Entre os que apresentam os maiores volumes estão o Inharé, em Santa Cruz, com 72%, e o de Poço Branco e Cruzeta, com 62% e 65%, respectivamente. Os dados foram levantados entre 9 de novembro de 2010 e 28 de janeiro deste ano.

Entretanto, no Itans, em Caicó (50%), Mendubim (Santa Cruz), com 56% da capacidade e Pau dos Ferros, 44%, a situação ainda é estável. Mas no maior reservatório do RN, o Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, a capacidade é de 68%, segundo levantamento publicado no dia 28 de janeiro deste ano pelo Dnocs.

Além do RN, o Departamento contra as Secas, analisa o volume armazenado nos açudes por estado coloca o Rio Grande do Norte abaixo do Maranhão, que tem uma média de volume dos reservatórios de 79%. O Piauí aparece em segundo com 62%, seguido por Ceará com 58% e Pernambuco com 47%. Não há registros até o momento da situação na Paraíba, Alagoas e Sergipe.

Contudo, dos mesmos 33 reservatórios acompanhados pelo Dnocs no RN, apenas 25 são monitorados com uma frequência maior. De acordo com João Guilherme de Souza Neto, supervisor técnico da autarquia, a explicação para o fato é que as áreas próximas de alguns açudes estão inacessíveis em virtude do grande volume de água.

Em outros reservatórios, como no Marechal Dutra, popularmente conhecido como Gargalheiras, em Acarí, o nivelamento é feito por batimetria, um estudo topográfico realizado de forma subaquática. No mais recente levantamento, foi registrado 21,4 milhões de metros cúbicos, equivalente a 53% da capacidade total.

Já na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), além dos 33 reservatório do Dnocs, estão compilados dados mais recentes da situação dos principais reservatórios do estado, alguns administrados por prefeituras

domingo, 30 de janeiro de 2011

PMDB INDICA HERMANO MORAIS PARA 1º SECRETÁRIO DA ASSEMBLEIA

Decisão foi da bancada peemedebista em reunião com o presidente estadual da legenda, deputado Henrique Eduardo Alves.

A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa definiu, em reunião na noite deste domingo (30), que o deputado estadual Hermano Morais é o nome do partido para ocupar a primeira secretaria da nova Mesa Diretora do poder Legislativo.

Nome civil: Hermano da Costa Moraes

Aniversário: 12 / 02 - Profissão: Advogado e bancário

Partido: PMDB - Posição política: Independente

Hermano Morais, de 48 anos, é formado em Direito pela UFRN e possui pós-graduação em Gestão Pública pela mesma instituição de ensino. Bancário, é ex-presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF-RN) e ex-dirigente da Federação Nacional (Fenae) que integra as representações dos bancários nos estados.

Entrou para a política em 1992, quando disputou e venceu as eleições para vereador de Natal. Em 1996, se candidatou a vice-prefeito da capital potiguar, mas não obteve êxito. Em 2000, retornou ao Legislativo municipal. Foi reeleito em 2004 e 2008. Ao longo dos quatro mandatos, teve mais de 100 projetos de leis e cerca de cinco mil requerimentos aprovados e participou de várias comissões parlamentares.

Presidente do Diretório do PMDB em Natal, foi eleito deputado estadual com 35.294 votos. É o nome do PMDB para assumir a primeira secretaria da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, além de ser um dos nomes do PMDB para disputar a Prefeitura de Natal em 2012.

nominuto

PÁTIO DA EMPRESA A. GASPAR RECEBE MAIS TUBOS DA ADUTORA PARELHAS/CARNAÚBA DOS DANTAS

Neste final de semana, mais cinco carretas de tubos estacionaram no pátio do acampamento da empresa A. Gaspar S/A, localizada na zona urbana de Carnaúba dos Dantas (casa de show de Ronilson), numa clara demonstração de que a obra do Sistema Adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas ganha fôlego e caminha mesmo para ser concluída até o final do ano.

Segundo o prefeito Alexandre Dantas (Boboca), - que no início da semana visitou a obra – a adutora é um sonho de todos e será a redenção da população de Carnaúba dos Dantas que, no período de estiagem, sofre com a falta do precioso líquido.

“Se Deus quiser essa adutora foi iniciada e será concluída na nossa administração” completou feliz o prefeito.

A adutora é uma obra custeada com recursos federais e contra partida do governo do estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que tem como secretário o atual vice-governador Robinson Faria.

Do Blog: Parece que agora vai mesmo……

Por: Tota de Aristóteles/ assessor do prefeito

TRILHA DO CARNAÚBA OFF-ROAD

Hoje Domingo 30 de janeiro mais uma vez a galera que adora passar o domingo fazendo trilha resolveram sair após o almoço pra dar uma voltinha pelas varedas das serras de Carnaúba e curtir o verde das plantas que renascem após algumas chuvas caídas ultimamente em nossa região.

Vejam Algumas fotos

Subida da Serra tem um pequeno barreiro

30012011244300120112453001201124630012011247300120112483001201124930012011250300120112513001201125230012011253

fotos e video:celular

MILHARES DE PESSOAS SE REUNIRAM NO ÚLTIMO ADEUS AO MONSENHOR ERNESTO

clip_image001Missa de corpo presente foi campal em frente a igreja Nossa Senhora da Conceição

Com a presença de quase todo o Clero da Diocese de Caicó, comandados pelo bispo Dom Manuel Delson, e ainda com a ilustre presença do filho da terra, o bispo de Guarabira (PB), Dom Francisco Lucena, as homenagens e o sepultamento de Monsenhor Ernesto da Silva Espínola reuniram milhares de pessoas, no dia de ontem em Jardim do Seridó. Depois que chegou de Natal, onde esteve internado nos últimos dias até sua morte, o corpo do sacerdote foi velado por quase 14 horas, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Várias missas foram celebradas durante o dia, por padres que conviveram de perto com o monsenhor, dentre eles o padre Rômulo Azevedo. Pontualmente, às 17 horas o cortejo deixou o Santuário e seguiu pelas ruas da cidade, até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A missa de corpo presente foi celebrada pelo bispo Dom Delson, que estava na Bahia, mas conseguiu chegar a tempo da celebração.

Em sua pregação, Dom Delson destacou o exemplo de vida e dedicação ao sacerdócio de Monsenhor Ernesto. "Ele foi o bom pastor. De suas mãos, na pia batismal saíram dez padres, um bispo, vários médicos, professores, engenheiros, dos mais variados segmentos. Era um exemplo de padre", disse Dom Delson. Após a missa, o corpo foi sepultado na própria Matriz, no local onde funcionava a pia batismal, do lado direito da igreja. Clique aqui e veja a cobertura fotográfica do sitewww.agitacaovip.com

Fonte:MarcosDantas

PROCURA-SE ÔNIBUS ESCOLAR DE ACARI

Curiosidade apenas: por onde anda o ônibus escolar de Acari? É que há uns três meses o secretário de transporte foi dar uma voltinha na cidade, batendo o veículo doado pelo programa “Caminho da Escola”, do governo federal.

As aulas estão prestes a começar no município, mas não se tem notícia do ônibus. Será que está abandonado no galpão da secretaria de educação?

robsonpires

IVAN JÚNIOR RECHAÇA ACUSAÇÕES DE RONALDO SOARES E LAMENTA A TRAIÇÃO DO EX-ALIADO

ivan 2O prefeito disse que o imbróglio criado pelo ex-prefeito não iria atrapalhar sua gestão

O prefeito de Assú, Ivan Júnior, rechaçou ontem no programa “Registrando”, da Rádio Princesa do Vale, de forma pontual, todas as acusações do ex-prefeito Ronaldo Soares, feita dias antes, também pelo rádio. Dirigido pelo jornalista Régis de Sousa, o programa é detentor de uma das maiores audiências da região do Vale do Açu e durante os quase 60 minutos da entrevista, centenas de pessoas estavam fora e dentro da rádio para se solidarizar com o prefeito.

Diante das acusações de má administração de verbas federais e de ter demitido pessoas ligadas ao ex-prefeito Ronaldo Soares, decano da política açuense, feitas pelo ex-gestor, o prefeito foi ao programa para refutar as acusações com o apoio de nove dos 10 vereadores da Câmara Municipal do Assú, que inclusive publicaram nota de solidariedade a Ivan Júnior, considerando que as acusações e denúncias eram fruto de especulação política de teor particular.

Entre outras coisas a nota lembra a agilidade do prefeito no trato da coisa pública, lembrando as suas ações em favor dos desabrigados pelas enchentes do ano de 2009 e afirmando que – ao invés da acusação vazia de Ronaldo Soares – A Prefeitura do Assú aplicou integralmente os recursos federais para sanar o sofrimento dos que foram atingidos pelas intempéries do tempo. Reafirma, também, a transparência como Ivan Júnior conduz a prefeitura e seu mandato, lembrando que o ex-prefeito acusa por acusar, apenas com objetivos políticos.

Respeito

“Sempre respeitei as pessoas e sempre lutei para trazer bons projetos para o Assú”, disse o prefeito no início de sua fala no rádio. “E isso, sem bater boca, que não é o meu estilo”, continuou. Depois, disse que defendeu um projeto para o Assú, porque não achava justo a região não ter um deputado estadual que a representasse na Assembleia Legislativa. “Defendi o projeto de eleição do deputado George Soares (PR), filho de Ronaldo Soares, e levei o seu nome para todo o Assú”, revelou o prefeito.

“Sonho com a minha cidade cada vez melhor. Por isso apoiei a candidatura vitoriosa de George Soares”, disse. “Mas, ao invés de um convite para ir a sua posse, recebi acusações e difamação da minha imagem”, lamentou Ivan Júnior. “Não esperava a ingratidão e a traição de Ronaldo Soares e George, o seu filho, porque eu cumpri o meu compromisso com George. O Vale do Açu precisava de uma cadeira na Assembleia Legislativa, embora, ao longo da campanha tenham me acusado de fazer corpo mole, o que não foi verdade e eles sabem disso”, completou.

Ivan Júnior disse que o imbróglio criado por Ronaldo Soares não iria lhe atrapalhar sua gestão. “Não vai me abalar nem causar nenhuma interrupção na dinâmica de administração que pratico”, disse. “Estou conversando com os meus advogados e vou levar o caso à Justiça para que minha honra não seja ferida”, prometeu.

Ajuda

Depois, o prefeito fez uma avaliação com relação às enchentes ocorridas no município. “Comecei a gestão com uma enchente. Fui a Brasília, ao Governo do Estado, procurei senadores, deputados estaduais e federais em busca de ajuda para o Assú, isso em 2009, porque em 2008, quando eu ainda não era prefeito, e sim meu acusador, não veio nada”, enfatizou.

“Todas as ações, todas as obras foram feitas com recursos emergenciais. Recuperamos 267 casas, recuperamos mais de 170 quilômetros de estradas, construímos uma adutora e casas”, historiou. “Assú nunca viu esses recursos antes de minha gestão e tudo fizemos dentro da orientação do governo. Dentro da legalidade”, relatou Ivan Júnior. “Temos planilha minuciosa de tudo o que foi feito”, disse. “É maldade informar o contrário”, lamentou, se referindo as denúncias do ex-prefeito. “Não se pode acusar sem saber do que está falando e sem provas. Fazemos prestação de contas parciais a todo o tempo”, lembrou.

“Nosso secretariado é competente e executa tudo com honestidade. Sempre pedimos aos órgãos de controle que nos ajudem. Nosso trabalho é correto e adequado as necessidades e os recursos estão assegurados”, disse, se referindo à acusação de que haveriam recursos bloqueados. Na verdade uma paralisação durante o período eleitoral, para cumprimento de Lei.

Recursos

O prefeito revelou que estava buscando novos recursos para obras que deveriam ter sido feitas em 2008, quando o prefeito era Ronaldo Soares. “Em 2009, no primeiro ano de minha gestão fizemos o que deveria ter sido feito, senão ficaríamos somente no discurso e de discurso o povo está cansado”, ironizou. “Em dois anos fiz mais do que o ex-prefeito fez em oito anos”, disse Ivan Júnior. “Nosso compromisso é não deixar nada sem ser feito”, completou.

“É difícil receber a traição e a ingratidão. Nosso deputado George – digo nosso porque ele é o representante do Assú -, está tendo problemas na aprovação de suas contas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Propus-me a ajudar, mostrei amizade, mas ele, ao invés disso, me ofendeu. Foi muito pesado”, lamentou.

Com relação ao estado de conservação da Ponte Felipe Guerra (BR101) o prefeito Ivan Júnior disse que pediu uma posição ao DNIT. “Quero saber se ela está segura mesmo, também, como está a segurança da Barragem Armando Gonçalves. Estou pedindo tudo isso sozinho porque o deputado George Soares não fez, se quer, uma ligação para juntos irmos buscar ajuda para o Assú. “Outros deputados, como Fábio Faria, Henrique Alves e Fátima Bezerra já se colocaram a disposição para ajudar o município. George Soares, não. Ele precisa diferenciar as questões políticas e administrativas”, esclareceu o gestor.

Entrada da cidade

“Logo que assumi o governo fui ao deputado federal João Maia (PR) para que ele intercedesse junto ao DNIT para construirmos a entrada da cidade. Dei entrada no projeto, mas ele não avançou porque o órgão acha que tal obra não é de sua responsabilidade.”, relatou Ivan Júnior. “Mas, a entrada vai sair!”, enfatizou. “Rosalba prometeu e o povo do Assú anseia por isso”, completou.

“Fiz opção de trabalhar pelo Assú. Não faço projeto de poder e sim projeto de desenvolvimento pelo meu município e estamos realizando muitas coisas, todo mundo sabe disso. Se eu tivesse acompanhado Iberê Ferreira isso estaria acontecendo? Ronaldo Soares me disse que o Assú agüentava mais 12 anos de sem o poder. De jeito nenhum!”, disse o prefeito.

Já no final da entrevista o prefeito Ivan Júnior pontuou outras acusações de Ronaldo Soares. “Ele me acusou de andar num carro de R$ 170 mil. O carro que ando é alugado e custa R$ 3.398,00 por mês de aluguel, com manutenção por conta da locadora. Ronaldo andava num carro que custava R$ 4.800,00 com manutenção por conta da prefeitura”, sorriu.

Conchavos

Ivan também mandou um recado claro. “Não faço conchavos para prejudicar pessoas. Muitos me disseram sobre Ronaldo Soares que eu iria me arrepender pelo seu apoio. Não importa. Tudo o que eu disse que iria fazer, eu fiz, com apoio de todos, inclusive o de eleger George Soares. Não podemos confundir as coisas. Administrar é uma coisa e política é outra coisa e isso não pertence a grupos, tem que ser o povo. Tanto que tem muita gente da administração passando trabalhando conosco, sem nenhum problema.”, ensinou.

Quanto a Ronaldo Soares disputar a prefeitura em 2012, Ivan Júnior foi enfático: “A prefeitura é do povo. Posso perder em 2012, não tem problema nenhum, tenho minha profissão e vou trabalhar tranquilamente. A disputa pela prefeitura tem que ser por muitos porque não se pode eternizar grupos políticos; não vou fazer permanência de poder... Eleição tem ter pólos, um, dois, três... Sei como funciona a política mesquinha, mas vou ser sempre correto e fazer o melhor para as pessoas da minha terra”, repetiu.

“Ronaldo Soares, antes destas acusações vazias e mesquinhas, já vinha fazendo um trabalho para prejudicar minha administração. Ora, ele teve 30 anos para trabalhar! Deixe-me fazer as coisas pelo Assú, porque eu apenas comecei, estou com dois anos de trabalho”, concluiu o prefeito, sob os aplausos das centenas de pessoas, muitas delas que invadiram o estúdio da Rádio Princesa do Vale. (LS).

Assessoria

CASTELO DE BIVAR E SITIO ARQUEOLÓGICO DO XIQUE-XIQUE I RECEBEM VISITA DOS RONDONISTAS

Mais uma aula de campo da Oficina de Potencialidades Turísticas foi realizada neste último sábado (29), através do Projeto Rondon.

Além dos instrutores da oficina e alunos, a visitação contou também com a presença de mais 20 outros rondonistas de outras oficinas que ficaram impressionados com os sítios arqueológicos e com a arquitetura do Castelo de Bivar, cenário de gravação do filme “Ajuara - O homem que desafiou o diabo”

Em relação ao Sítio Arqueológico Xique-Xique I, apesar da sua visitação ainda não está liberada, por autorização do IPHAN o grupo rondonista pôde conhecer as belezas dos painéis rupestres e a nova acessibilidade (passarela) construída sobre as pedras e que tem como objetivo garantir a segurança dos visitantes e a preservação dos registros históricos.

Vale lembrar, que a abertura oficial para visitação dos Sítios Arqueológicos Xique-Xique I e II será feita somente a partir de março de 2011.

O Projeto Rondon ficará em Carnaúba dos Dantas até o dia 05 de fevereiro de 2011.

Reportagem: Tota de Aristóteles

Informação: Carlinhos

GESTÃO IMPLANTADA POR DR. BEZERRA NETO EM SÃO VICENTE É DESTAQUE E PREFEITURA NÃO DEVE UM CENTAVO E NINGUÉM

Em São Vicente, município potiguar localizado na região Seridó, a forma de gestão adotada pelo prefeito Francisco Bezerra Neto (PSB) vem sendo destaque, principalmente por sua honestidade e competência a frente do Poder Executivo... Dr. Bezerra é um administrador bem sucedido, que dedica o mandato eletivo ao planejamento da cidade e ao estudo das ferramentas para tornar real um plano de gestão e zelar pelos interesses da comunidade, e tem demonstrado seriedade e cuidado em conduzir seu trabalho à frente da administração pública municipal.

E mesmo com o choque de gestão, devido ter assumido Prefeitura com várias dívidas das gestões passadas e em meio a uma forte crise financeira internacional, além de constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Dr. Bezerra realizou um brilhante trabalho, conduzindo bem a economia do município. Depois de diversas medidas impopulares de redução de gastos, como corte no número de cargos comissionados e gratificações, a realidade do município é considerada uma das melhores do Estado, se comparado com outros municípios.

Atualmente São Vicente vivencia um momento único, onde os funcionários dispõem de uma instituição que preza pela qualidade da atuação administrativa no município, e ainda para dar suporte aos profissionais na defesa de seus direitos. Lá, funcionários e fornecedores são pagos rigorosamente em dia. A prefeitura não deve um centavo a ninguém, e ainda tem dinheiro em caixa. Os únicos débitos são os precatórios deixados pelos prefeitos anteriores, mas o pagamento do parcelamento vem sendo efetuado em dia.

O prefeito vem sendo o agente principal para o pleno desenvolvimento da cidade, através de um modelo de gestão voltado para o progresso e o crescimento do município.

Assessoria

TRECHO DA BR QUE LIGA FLORÂNIA A SÃO VICENTE CONTINUA SEM SINALIZAÇÃO, COLOCANDO EM RISCO A VIDA OS MOTORISTAS

Os motoristas que trafegam na BR 226, no trecho que liga os municípios de Florânia a São Vicente, estão encontrando algumas dificuldades para dirigir, principalmente no período noturno onde a visibilidade é bem menor. É que o Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) ainda não realizou a sinalização dos 20 km da rodovia que foram recapeados ainda no ano passado, no final da gestão do ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB).

A população espera que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) autorize logo a sinalização do trecho, que recebe grande tráfego de veículos pesados e preocupa a segurança dos usuários que utilizam diariamente a rodovia. A BR 226 é a principal via de ligação dos municípios seridoenses a cidade do Natal, capital do Estado

CONJUNTO SANTA RITA PRECISA DE UMA ATENÇÃO MAIOR


Devido as chuvas que veem caindo na nossa terrinha o mato no conjunto Santa Rita está tomando de conta do canteiro principal que divide as duas vias de acesso, alguns esgotos estão entupidos e um montante de lixo se acumula logo na entrada do conjunto deixando um desagradável mal cheiro por toda rua,  podendo causar  doenças nos idosos, crianças e outros. Esgoto-013-300x225
 
Com a chegada do inverno é comum pessoas terem surtos de resfriados, diarréias, coceiras, isso sem falar na proliferação de moscas e mosquitos que infestam nossas casas, causando doenças mais sérias à população, principalmente nas crianças que brincam na rua.
 
Do blog:  Sabemos que com a  chegada das  chuvas o mato cresce constantemente, isso é normal,  mais o lixo  é por causa do carro de lixo ou responsável pela limpeza das ruas não está dando a atenção correta as ruas.

sábado, 29 de janeiro de 2011

ENTREVISTA DO PREFEITO IVAN JÚNIOR TEVE PRODUÇÃO COM FAIXAS E CARTAZES, SEM FALAR DOS APLAUSOS NO ESTÚDIO DA PRINCESA DO VALE AM

imageImagens mostram a grande produção em que teve direito o prefeito de Assú neste sábado

Bem que os adversários do prefeito Ivan Júnior (PP) lhe acusam de saber usar a comunicação e a publicidade na sua gestão... A entrevista que ele concedeu neste sábado (29) na Rádio Princesa do Vale AM foi merecedora de uma grande produção... É que Ivan Júnior decidiu na sexta-feira (28) que iria responder ao ex-deputado Ronaldo Soares (PR)... Sem falar no discurso de vítima do prefeito, onde em diversos trechos da entrevista ele frisava que foi traído tanto por Ronaldo, como pelo deputado George Soares (PR)...

Alguns fatos aconteceram assim... Bem coincidentemente... A nota assinada por nove dos dez vereadores só foi divulgada neste sábado (29), dias depois da entrevista de Ronaldo... O prefeito chegou a sede da emissora em Assú onde já estava sendo aguardado por dezenas de auxiliares e aliados políticos com faixas e dezenas de cartazes enaltecendo sua administração... Durante o programa ele recebia inúmeras mensagens e o estúdio estava lotado, onde os presentes tiveram direito até a bater palmas... Uma verdadeira aula de como usar bem o marketing...

TANGARÁ: TÉCNICOS ENTRAM PELA NOITE PARA RECUPERAR PAREDE DO AÇUDE

DSC00054-600x400

As medidas para conter o rompimento do açude Guarita em Tangará devem virar a noite. . De acordo com o diretor de obras e operações do DER, Jonas Barbosa, o sangradouro foi alargado em 50 metros para aumentar a capacidade de escoamento da água que já “vazou” 3 metros.

“Essa medida é importante para reduzir a pressão da água na parede. Estamos trabalhando com medidas emergenciais para reduzir o risco, mas ele ainda existe, principalmente se vier chuva, aí a situação se agrava”, alerta Barbosa.guarita-600x400

Ele também chamou a atenção para o fato de que uma obra definitiva seja feita o mais rápido possível. “Não adianta fazer reparos agora, e depois esquecerem deste açude porque senão acontecerá tudo de novo”.

O prefeito de Tangará Eduardo Jorge que permaneceu no local desde as primeiras horas da manhã de hoje, afirmou que tudo isso aconteceu, também, devido ao rompimento de pelo menos outros dois açudes particulares que têm antes do Guarita.

“Em 2001 denunciamos à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e ao DNOCS que esses açudes tinham sido construídos sem licença e orientação, mas nada foi feito. Agora está aí a situação”, reclamou.

Uma retroescavadeira hidráulica do Departamento de Estradas e Rodagens e um trator do Batalhão do Exército de Caicó já estão no local, amanhã por volta das 9h chegarão mais quatro caçambas do DNIT do tipo PC.

TANGARÁ: PREFEITO AGUARDA PUBLICAÇÃO PELO ESTADO DE DECRETO DE CALAMIDADE

Secretário Tiago Cortez explica que Jorge Bezerra pode requerer diretamente à União ajuda da Defesa Civil nacional. Medida é para respaldar ajuda de órgão federais .

O prefeito de Tangará, Jorge Bezerra, decretou estado de calamidade pública esta semana, após as chuvas terem provocados graves erosões na parede de um dos maiores reservatório d’ água da região: o açude Guarita.
Agora Jorge Bezerra espera que o governo publique o decreto no Diário Oficial do Estado (DOE). “Tiago Cortez [secretário estadual da Justiça e da Cidadania –Sejuc] já acatou o decreto e disse que vai publicar assim que for possível para que a gente possa mandar para a Defesa Civil nacional”, afirmou o prefeito.
No entanto, o secretário esclareceu ao Nominuto.com que para o prefeito solicitar ajuda da Defesa Civil nacional não é necessário aguardar a publicação no DOE. Segundo Tiago, a artigo 6º da Lei 12.340/ 2010 estabelece que o município pode requerer ajuda diretamente à União.
O estado de calamidade público é necessário para que a gestão de Tangará receba apoio de órgãos federais. “Essa era uma exigência, inclusive, do Batalhão de Engenharia de Caicó para poder mandar máquinas para cá”, disse.

PREFEITURA DE BOA SAÚDE USA CARROS DE SOM PARA ALERTAR POPULAÇÃO

Uma reunião com a Defesa Civil e Sejuc terminou agora há pouco, onde medidas de prevenção foram estabelecidas.

BOA SAÚDE - Caso a parede do açude Guarita em Tangará não suporte, e venha mesmo a romper, a cidade de Boa Saúde será a mais atingida. A prefeita Maria Edice Félix participou de uma reunião agora no início da tarde com o secretário de Justiça e Cidadania Thiago Cortez, e a Defesa Civil para elaborar um plano de prevenção e emergência. Para alertar a população, carros de som estão sendo utilizados.

“O sentimento é de preocupação e cuidado. Tanto a Prefeitura, quanto a Câmara Municipal estão em alerta. Já alertamos a população, através da rádio, e de carros de som. Até a polícia usaremos se for necessário”, afirmou a prefeita.

A equipe do portal Nominuto.com está no local, e apurou que algumas famílias que vivem em áreas de risco estão se negando a deixar suas casas.

Na reunião o secretário Thiago Cortez disse que estava ali, junto com a Defesa Civil por prevenção, “não para fazer medo”, ressaltou. Ele informou que dois tratores e uma caçamba foram enviados para Tangará, onde está localizado o açude que ameaça romper, para recuperar a estrutura. “A siuação não é alarmante, mas inspira cuidados”, frisou o secretário”.

Neste momento está sendo feito um levantamento sobre quais lugares na cidade poderiam ser usados como abrigo, assim como um cadastramento de quantas famílias seriam atingida com uma possível enchente.

"O alerta não é para sair imediatamente, mas a qualquer sinal de chuva. Em Jucurutu, por exemplo, bastaram três horas de chuva para deixar 138 famílias desalojadas", ponderou o secretário Thiago Cortez.

nominuto

ELIENIRA RIBEIRO É A NOVA DIRETORA GERAL DO HOSPITAL REGIONAL DE ACARI E JOSÉ ERIVAN ASSUME A DIREÇÃO ADMINISTRATIVA

Diretoria Geral

A Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições constitucionais, resolve:
Nomear Elienira Ribeiro de Macêdo para exercer o cargo de provimento em comissão de Diretor de Unidade de Saúde – DUS IV, com atribuições de Diretor Geral do Hospital Regional Odilon Guedes da Silva, em Acari/RN, unidade integrante da rede assistencial da Secretaria de Estado da Saúde Pública.

Direção Administrativa

O Secretário de Estado da Saúde Pública, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista as alterações introduzidas na estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Saúde Pública-SESAP-RN, através da Lei nº 6.852, de 04.01.96,

Resolve:

Atribuir ao servidor José Erivan da Silva, para exercer a função acima identificada.Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

fonte:blogdodavi

DEZOITO AÇUDES NO ESTADO APRESENTAM GRAU DE COMPROMETIMENTO

O dado foi apontado no relatório divulgado nesta sexta-feira (29), pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (28), a Secretaria de REcursos Hídricos informou que o Governo do Estado abriu processo licitatório para contratação de estudos técnicos e serviços de campo, com o objetivo de recuperar 18 reservatórios de água do Rio Grande do Norte.

Ou seja, a contratação das obras depende do fim desse processo licitatório. Ainda de acordo com o relatório, "os açudes vistoriados apontam grau de comprometimento e exigem ações, como: o desenvolvimento de estudos hidrológicos, elaboração do manual de manutenção e operação, reparos na proteção dos taludes, desobstrução e limpeza, além da construção das canaletas de drenagem", diz o texto.

Os açudes que terão os projetos licitados são:

• Açude Pataxó (Ipanguassu)
• Açude Boqueirão de Angicos (Afonso Bezerra)
• Açude Boqueirão de Parelhas (Parelhas),
• Açude Passagem das Traíras (Jardim do Seridó)
• Açude Bonito II (São Miguel),
• Açude rio da Pedra (Santana do Matos)
• Açude Esguicho (Ouro Branco)
• Açude Lucrécia (Lucrécia)
• Açude Encanto (Encanto)
• Açude Santana (Rafael Fernandes)
• Açude Passagem (Rodolfo Fernandes)
• Açude Malhada Vermelha (Severiano Melo)
• Açude Apanha Peixe (Caraúnas)
• Açude Beldroegra (Paraú),
• Açude Tourão (Patu)
• Açude Morcego (Campo Grande)
• Açude Bodó (Tenente Ananias)
• Açude Novo Angicos (Angicos)

COMEÇAM A APARECER OS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO DE PARELHAS

Nas rodas políticas de Parelhas a conversa é uma só: que existem duas chapas de pré-candidatos para disputar a prefeitura municipal. A primeira encabeçada por Antonio Petronilo (foto 1), tendo como vice Ulisses Bezerra. A segunda seria formada por Humberto Gondim (foto 2) e Formiga Preta (vice).

E esse povo está esquecendo que o atual prefeito, Francisco Medeiros, é candidato à reeleição? Ou estão se fazendo de doidos?

fonte:robsonpires

CARNAÚBA DOS DANTAS: PROJETO RONDON ENSINA SOBRE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA DE HORTALIÇAS, QUEIJO E IOGURTE

O Projeto Rondon é uma iniciativa das mais nobres que já conhecemos, pois além de fornecer conhecimentos sobre produção, cidadania, arte, cultura, turismo, etc., fomenta o intercâmbio de culturas, sotaques, gastronomia, costumes, hábitos e da linguagem, também.

É uma rica troca cultural entre pessoas do sul e da nossa cidade.

As fotos acima mostram um pouco de algumas aulas de campo nas áreas de hortaliças e produção de iogurte, coordenadas pelos rondonistas, da Universidade de Cruz Alta (RS) e Universidade de Enfermagem de Ribeirão Preto (SP).

Assessoria Municipal

logo-carnauba1