Pages

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Escolas do RN começam a operar sistema pioneiro de Gestão da Educação


Já está em operação no Rio Grande do Norte o Sistema Integrado de Gestão da Educação Pública, SIGEduc. Idealizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, e financiado pelo MEC, o projeto é pioneiro no país e vai servir de base para que o Ministério da Educação possa implantá-lo em outros estados. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte teve papel decisivo nesse processo. O SIGEduc foi customizado a partir do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, da UFRN, que cedeu os direitos para que o software fosse utilizado na Educação Básica.
Neste primeiro momento, dois módulos do sistema entram em operação. Desde 1º de outubro, todas as escolas da rede estadual de Natal estão disponibilizando no SIGEduc um levantamento com a quantidade de turmas que serão abertas em 2013 e o número de vagas para essas turmas. Essa atualização deve ocorrer até o dia 22 de outubro, quando inicia o período de matrículas para os alunos portadores de necessidades especiais.
Para a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, a implantação do SIGEduc possibilitará um avanço significativo na qualidade do Ensino Público. “Será um recurso decisivo para modernizar as rotinas de gestão, de maneira que a Secretaria de Educação esteja mais presente, acompanhando e apoiando o trabalho dos gestores, professores e demais profissionais que integram a escola”, ressaltou a professora.

O SIGEduc integrará as escolas da rede estadual e vai possibilitar aos alunos, professores, gestores e familiares o acesso aos recursos e às informações relacionadas às rotinas escolares. Até 2014, quando o sistema estará presente em todos os municípios do Estado, o aluno fará não apenas sua matrícula online, mas acompanhará suas notas e frequências, os conteúdos curriculares, poderá interagir com os professores e outros alunos da turma, receberá comunicados e terá acesso aos dados e mapas de localização da sua escola.
Entre os principais benefícios também estão o aplicativo Diário de Classe para tablets, transparência e acesso aos dados escolares, mapa georeferenciado, com localização das escolas da rede por mapas e rotas de transporte coletivo escolar, dados sobre a vida escolar do aluno e perfil dos professores, por escola, organização das turmas de alunos por série e modalidades de ensino, vagas disponíveis por escola, reordenamento e enturmação de alunos e acesso ao Diário de Classe.
Pelo cronograma de implantação do sistema, elaborado pelo Grupo de Processamento de Dados da secretaria de Educação, o SIGEduc será utilizado para as matrículas de 2013 nas escolas estaduais de Natal e até 2014 estará em funcionamento nas unidades de todo o Estado. Para isso, gestores e técnicos das escolas do interior também serão treinados, assim como os técnicos das unidades da capital passaram por treinamento durante todo o mês de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário