Foram solicitados mais de 10 mil exemplares de renomados escritores locais, que devem auxiliar os agentes na socialização dos saberes
Conhecer e preservar na memória as raízes culturais regionais é uma tarefa de fundamental importância no sentido de afirmação da nossa própria identidade. Conhecendo a nossa própria cultura, podemos compreender a importância de mantê-la viva e protegê-la para assim preservar o que somos. E buscando esse conhecimento e a difusão de nossas origens, o Programa Agentes de Leitura, que ocorre em co-parceria entre Governo Federal e o Governo do RN, destinou um investimento de R$ 200 mil em livros de autores potiguares. Foram selecionadas obras de renomados autores da nossa terra, a exemplo de Luis da Câmara Cascudo, Aucides Sales, Carlos Fialho e João Batista Campos Farias, que fomentarão o conhecimento dos envolvidos no projeto a respeito das nossas raízes culturais.
O objetivo é levar às famílias, preferencialmente oriundas do Programa Bolsa Família, residentes em comunidades, bairros e municípios com baixo índice de desenvolvimento humano e educação, atividades de estímulo à leitura e ações culturais, visando à integração entre comunidades, escolas, bibliotecas e pontos de culturas.
Obras com “Uns contos de Natal” e “Notas e documentos para a história de Mossoró”, de Carlos Fialho e Luis da Câmara Cascudo, respectivamente, foram uns dos livros mais solicitados, totalizando 300 exemplares de cada. Outros autores lembrados foram Newton Navarro, Nei Leandro de Castro, Marize Castro, Monalisa Silvério e Iaperi Araújo.
A última etapa do curso de formação dos Agentes de Leitura ocorrerá em Mossoró, entre os dias 21 e 25 de janeiro, com oficinas de capacitação ministradas por professores especialistas na área de educação, Literatura, Contação de História, Língua Portuguesa, Docência do Ensino Médio, além das palestras com alguns autores potiguares que tiveram seus títulos adquiridos através do projeto. Já no começo de março os alunos formados devem receber as bicicletas e os kits com livros, que foram catalogados na Biblioteca Pública Câmara Cascudo, e irão auxiliá-los na missão de atrair as famílias para o universo da leitura.
Após a última etapa de formação, que formará mais 250 alunos, o projeto terá mais de 500 jovens e adultos nas ruas com a missão de realizar atividades proporcionando acesso à leitura e a socialização de comunidades excluídas da sociedade, comprovando a importância do projeto Agentes de Leitura e trazendo mais desenvolvimento para o nosso Estado.
Entrevistas sobre devem ser agendadas com a coordenadora do Programa Agentes de Leitura, Andressa Lenuska (84 9407-1702), ou com a coordenadora de Projetos da FJA, Ana Paula Souto (84 8127-2730).
Nenhum comentário:
Postar um comentário