Pages

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Governadora e nova reitoria da UERN realizam primeira reunião

Governadora em reunião com o reitor da UERN e funcionários - Elisa Elsie  (2)A nova reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, nesta segunda-feira (30), a primeira reunião com a nova diretoria e técnicos da instituição, realizada na Reitoria, em Mossoró. A reunião teve a presença da governadora Rosalba Ciarlini, que também é chanceller da UERN, do reitor, Pedro Fernandes, e do vice-reitor, Aldo Gondim.

No encontro, foram discutidas medidas para manter o crescimento da UERN como o aumento do número de vagas de 26 para 60 no curso de medicina, a parceria entre a instituição e a Escola de Governo, o investimento para a ampliação dos campi e a união da bancada federal na destinação de emendas coletivas para o fortalecimento da Universidade. O repasse oriundo das emendas para a UERN foi feito no ano passado pela governadora Rosalba Ciarlini, que tem poder de escolha de dois projetos propostos pela bancada.

A governadora garantiu ainda o apoio para a realização da Festival de Teatro Escolar da Universidade (Festuern). Além disso, existe um protocolo de intenções com as secretarias de Estado da Saúde, Assistência Social, e Educação e Cultura para iniciativas específicas de cada área. Outra boa notícia da reunião foi o anúncio da governadora que destinará parte dos recursos de U$$ 540 milhões, obtidos junto ao Banco Mundial, para a aquisição de um prédio para a instalação do Hospital da Mulher, que funcionará como unidade escolar materno-infantil.

Outra ação voltada para a Universidade será a destinação de ônibus que garantirão a realização das aulas de campo em várias regiões do RN, permitindo uma rede de mobilidade intermunicipal, garantindo que alunos de outros municípios possam realizar um intercâmbio de conhecimento. Ainda na pauta, o grupo discutiu a autonomia financeira da UERN e a governadora Rosalba Ciarlini ressaltou que é contra a federalização da instituição, mas que lutará por recursos federais para manter o desenvolvimento da Universidade.

Ao grupo, a governadora lembrou a parceria da UERN com o Governo do RN em diversos projetos e comentou que os esforços “serão somados para encontrar as soluções que garantam o pleno desenvolvimento dessa instituição tão importante para o avanço do Estado. "Como chanceller da UERN, fico feliz em poder participar do primeiro dia de ações da nova reitoria e dos seus novos diretores para mostrar que o sentimento do Governo do RN é de contribuição. Tenho certeza que vamos fortalecer nossas novas parcerias para continuarmos dando condições de desenvolvimento aos nossos alunos”, encerrou a governadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário