Pages

terça-feira, 26 de maio de 2015

Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó e INCIBRA promovem Mobilizações Socioambientais

20150525_094608Aconteceram nesta segunda-feira, dia 25, as Mobilizações Socioambientais com o objetivo de tratar assuntos pertinentes à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O plano consiste em quatro eixos: água, escoto, drenagem e resíduos sólidos. As mobilizações reuniram o Poder Executivo, Poder Legislativo, sociedade civil e as comunidades. Durante todo o dia foram realizadas palestras, oficinas e debates.

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó e a empresa INCIBRA foram as responsáveis pelos eventos que ocorreram na Zona Urbana e Rural do município. Pela manhã aconteceu no Auditório Mestre Galinho (Setor 1) e à tarde no Povoado Currais Novos (Setor 2) e na Malhada da Areia (Setor 3), com a presença da equipe técnica da INCIBRA, representante do COPIRN e o Comitê de Coordenação local. 

Nas ocasiões foram discutidos temas relacionados à elaboração do plano, através de ações e atividades voltadas para o saneamento básico (Água, Esgotamento Sanitário, Limpeza e Manejo dos Resíduos Sólidos), meio ambiente e oficinas socioeducativas, abordando ainda temas que a sociedade civil está passando, como drogas e álcool, além de trabalhar com a prevenção de verminoses.

Os participantes também responderam a um questionário avaliativo e identificaram os principais problemas encontrados nas suas ruas, bairros e nas comunidades rurais, por meio de um mapa “falado”. O plano é técnico e participativo, por essa razão, conta com a informação da população. Após essa fase inicial que é a mais complexa, os técnicos da empresa INCIBRA apresentarão os produtos em Audiência Pública para a devida aprovação da população.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário