Pages

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Encanto - Qualidade do atendimento em unidades básicas tem avaliação marcada para este mês

 O município de Encanto receberá, no final de agosto, visita de avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), ação que consiste na verificação dos serviços oferecidos, estrutura física dos prédios e satisfação dos usuários.

Por essa razão, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) tem reunido os profissionais da atenção primária objetivando a preparação para a chegada do(a) avaliador(a). Toda a organização do trabalho está sendo revista pela equipe, em cada setor, desde equipamentos à documentação (fichas, prontuários, livros, relatórios, planilhas).

O gestor da pasta, Ednardo Soares, acredita que é possível ter um desempenho ainda melhor em relação aos anos anteriores, pois muita coisa está em conformidade com as exigências, restando apenas alguns pormenores a serem ajustados.

Segundo ele, a Atenção Básica do Encanto atinge toda a população e já alcançou resultados, extremamente, positivos. “Os nossos principais indicadores são muito bons. Como os citopatológicos [exames de colo de útero]. A gente tem um indicador disso de mais de 100%, então fazemos mais do que deveríamos. A gente obteve um índice de infestação predial [Aedes aegypti] terceiro menor da região”, destacou.

Ednardo também citou que a rede de atenção à saúde é dinâmica e seu fluxo ordenado. Os casos que não podem ser atendidos pelas unidades básicas são encaminhados ao hospital municipal ou ainda para outras cidades, a exemplo de Pau dos Ferros, Mossoró e Natal. “O ponto principal é a resolutividade do problema de saúde do usuário”, disse o secretário.


Consequências de uma boa avaliação

A Secretaria de Saúde espera receber o(a) responsável pela avaliação do PMAQ entre os dias 28 deste mês e 1° de setembro. Ele(a) abordará pacientes, fará entrevistas com enfermeiros, dentistas, técnicos, dentre outros, bem como observará a rotina dos atendimentos.

Se a gente pegar os pontos que serão avaliados, e, o município receber uma nota positiva para aquilo, significa dizer que a Atenção Básica está ótima, está bem”, explicou Ednardo.

O programa de incentivo financeiro à produção não é apenas um motivador pessoal, mas é visto pelo governo “Cuidando da Nossa Gente” como um benefício coletivo. E, quanto melhor for a avaliação, maior será o investimento para que a cidade disponha de mais: Pessoas atendidas, medicamentos, profissionais, qualidade e agilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário