O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), realizou mais uma etapa de capacitação do “Crescer sem Violência”, dessa vez no polo Pau dos Ferros, entre os dias 16 a 17 de julho. O projeto é uma parceria entre a Sethas e o Canal Futura e tem como objetivo formar os profissionais da Rede Socioassistencial para lidar com situações de violência, exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.
Em sua quarta turma, o projeto contemplou os municípios de Pau dos Ferros, Caraúbas, Apodi, Riacho de Santana, Umarizal, Patu, Luiz Gomes e São Miguel. Em média, 25 profissionais da Rede Socioassistencial participaram da capacitação, conduzida pela psicóloga e consultora do Canal Futura, Anamélia Mello.
Como ocorreu nas capacitações anteriores, o momento foi marcado por reflexões acerca do papel da assistência social em relação às situações de violações de direitos de crianças e adolescentes. Além disso, foram levantadas discussões acerca do papel da família e da escola na educação sexual e a influência da mídia, em especial das redes sociais, no comportamento e no processo de formação da identidade psicossocial. “Essa capacitação é muito produtiva para os profissionais que estão na ponta, atuando em nosso território e equipamentos. Ela permite que nos requalifiquemos não só como profissional, mas também nos colocando no lugar do usuário”, destacou Genário Pinheiro, participante da oficina e coordenador do Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Pau dos Ferros.
De acordo com a subcoordenadora da Proteção Social Especial da Sethas, Elizama Evangelista, as oficinas dão continuidade ao cronograma de atendimento aos polos e beneficiarão todos os municípios que possuem Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). “Nós temos percebidos, com o desenrolar das oficinas, em diferentes polos, que a capacitação vem subsidiar o atendimento às crianças e adolescente em situação de violação de direitos. O curso traz uma metodologia mais prática, não fixada apenas em conceitos. Isso tem levantado discussão e despertado outras possibilidades de atendimento diferenciado. O material do Canal Futura se aproxima da realidade das pessoas. Queremos capacitar ao máximo os trabalhadores e trabalhadoras do SUAS”, explicou.
O Crescer sem Violência apresenta um guia de formação com três séries de conteúdo, divididas em quatro episódios, sobre as temáticas do Abuso, da Exploração e do Corpo. O projeto se encontra em sua terceira edição e já esteve presente em mais de 400 municípios brasileiros. No Rio Grande do Norte, já foram capacitados cerca 165 profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O próximo polo a receber o projeto é o de Santa Cruz, que reunirá os municípios de Santa Cruz, Nova Cruz, Santo Antônio, Boa Saúde, São Paulo do Potengi, Campo Redondo, Currais Novos, Serro Corá e Bodó, entre 29 e 30 de agosto. A expectativa é de que uma nova parceria seja firmada entre a Sethas e o Canal Futura para capacitação da rede básica, em 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário