Pages

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Emater-RN realiza nova Jornada de Manejo Integrado de Cultivos

Em sua 5ª edição, a Jornada de Manejo Integrado de Cultivos (MIC) de novembro ocorrerá nos municípios de Ielmo Marinho, Mossoró, Carnaubais, Ceará-Mirim e Maxaranguape, a partir desta segunda-feira (18), finalizando na sexta-feira (22).

O MIC é uma ação que envolve o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Governo Cidadão, Emater-RN e Emparn, e a Embrapa. Durante a semana, as atividades serão focadas nas culturas do abacaxi, goiaba, graviola, caju, manga e banana. A Jornada faz parte do compromisso de salvaguardas ambientais do Projeto Governo Cidadão no âmbito do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Esta semana, a jornada acontece no Distrito de Umari (Ielmo Marinho), no dia 18; no auditório da Faculdade de Medicina (Mossoró), no dia 19; em Carnaubais, no dia 20, envolvendo o IFRN de Ipanguaçu e a prefeitura municipal; em Santa Águeda (Ceará-Mirim), no dia 21; finalizando no P.A Nova Vida II (Maxaranguape), no dia 22.


Já o Manejo Integrado de Pragas envolve diferentes ferramentas de controle, como produtos químicos, agentes biológicos (predadores, parasitóides, bactérias, fungos e vírus), extratos de plantas, feromônios, manejo cultural, entre outras. O emprego dessas técnicas, de forma planejada e harmônica, é fundamental para o meio ambiente e para a qualidade das plantações.

Em Mossoró, ocorrerá uma palestra sobre nematóides (parasitas) em fruteiras. Já em Carnaubais, no dia 20, será trabalhado o Manejo Integrado de Cultivos na agricultura orgânica com diversas palestras sobre manejo de podas em fruteiras, ciclagem de nutrientes em sistemas de base ecológica, entre outros temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário