Pages

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

IDIARN fiscaliza e acompanha devolução de cinco mil embalagens de agrotóxicos para reciclagem

Órgão realiza ação em Touros na semana de controle da poluição por produtos químicos usados no extermínio de pragas na agricultura

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) realizou, no município de Touros, uma ação de fiscalização para devolução de mais de 5 mil embalagens de agrotóxicos vazias. A atividade aconteceu na semana de controle da poluição por produtos químicos usados para extermínio de pragas na agricultura.

Durante o momento, as revendas autorizadas para comercialização de produtos agrotóxicos, através da associação responsável pelo setor, receberam um total de mais de 5630 embalagens vazias levadas por mais de 41 produtores da região.

“O IDIARN costuma estar presente nestas ações para fiscalizar a devolução das embalagens e garantir que os procedimentos de descarte estejam dentro do que pede a legislação. Em dezembro do ano passado realizamos esta mesma ação e garantimos o descarte correto de quase 3 mil embalagens vazias de agrotóxicos, esta semana foram mais de 5 mil, em pouco mais de um mês evitamos que 8 mil embalagens de produtos químicos fossem parar de forma inadequada no meio ambiente”. Explica o diretor-geral do Órgão, Mário Manso.

Os produtores que fazem uso dos produtos químicos são orientados pelas revendas no ato da compra até o destino final que seria o descarte, isso porque as embalagens vazias já utilizadas não podem ser descartadas no meio ambiente ou de forma irregular.

De acordo com os técnicos do Idiarn é importante ressaltar que os produtos agrotóxicos só podem ser comercializados após a apresentação de uma receita agronômica emitida somente por um engenheiro agrônomo.

O Rio Grande do Norte possui mais de 1100 tipos de produtos de agrotóxicos cadastrados no IDIARN e liberados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de mais de 30 revendas autorizadas pelo Instituto.

As informações sobre o cadastro de agrotóxicos, fiscalização de comércios, transporte, uso e devolução de embalagens vazias podem ser encontradas no nosso site: www.idiarn.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário