Pages

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

RN: Chuvas acima de 100mm marcam primeiros dias de 2022


Chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte foram registradas nesses primeiros dias de 2022. O município de Venha Ver, na Região Oeste, foi onde ocorreu o maior índice, com 143 milímetros (mm), seguido de José da Penha com 95,6mm e Alexandria com 93,6mm, de acordo com as análises da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), das 00h de 01/01 às 07h de 03/01 de 2022.

O chefe da unidade, Gilmar Bristot explica que as chuvas são decorrentes das condições meteorológicas favoráveis como aumento da circulação de vento e aquecimento das águas do oceano. “Mesmo com valores menores, na maioria dos municípios foi observado a ocorrência de chuvas, reflexo das boas condições oceânica/atmosféricas que tem predominado nas últimas semanas”, disse.

Para os próximos dias, as condições seguem favoráveis e a previsão é de ocorrência de mais chuvas no RN. “O sistema de monitoramento indica a permanência das condições de chuva nesta semana e para o período entre os dias 11/01/22 à 20/01/22, as condições seguem bastante favoráveis, com a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI)”, comenta Bristot.

Zoneamento agrícola

Além do monitoramento pluviométrico, o novo sistema de monitoramento da Emparn disponibiliza informações que contribuem para o planejamento em diversos setores da sociedade como o setor agrícola, turismo e recursos hídricos.

Com base nos dados, por exemplo, é possível o agricultor escolher o momento certo para o plantio e a cultura adequada ao município em que reside.

Para acessar o boletim pluviométrico completo, bem como informações sobre temperatura, umidade, previsão do tempo, zoneamento agrícola, e outros dados, acesse no endereço emparn.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário