As famosas redes de Lagoa de Velhos, distante 99 km de Natal, serão apenas um dos produtos vendidos pelo grupo de artesãs de Alto da Conceição. Com a mini fábrica de confecções pronta, aguardando chegar apenas os equipamentos, elas planejam atender a oferta de todo o mercado de fardamento e datas comemorativas do município, que hoje recorre à vizinha São Paulo do Potengi. O Governo do Estado, por meio do projeto Governo Cidadão e Banco Mundial, acreditou no espírito empreendedor das mulheres e investiu R$ 248 mil na ampliação da fábrica para gerar emprego e renda na região.
Os investimentos incluem a reforma e ampliação do prédio existente, fornecimento de matéria prima e, principalmente, a compra de equipamentos modernos e com tecnologias quer irão aprimorar e ampliar a produtividade das nove mulheres. Serão 10 máquinas de costura, uma de bordado e uma de sublimação, que se encontram atualmente em processo de licitação. “Estou na associação desde o começo e me orgulha muito termos chegado até aqui. É a realização de um sonho”, diz Josefa Silva, 66, que há 20 anos confecciona redes.
Além das redes, elas vão confeccionar fardamentos, bonés, jogos de toalha e de banheiro e camisetas em datas comemorativas como 7 de setembro, Carnaval, festa de padroeiro, quadrilhas juninas, entre outros. Para Francisca das Chagas, 52, presidente da associação comunitária, as mulheres irão inaugurar uma nova vida a partir de agora. “Vai ser muito prazeroso ter independência com o nosso próprio dinheiro, fruto do nosso suor”, comemora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário