Pages

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Em Parelhas, Governo lança Programa de Forragem com programação para os agricultores familiares

O Governo do RN, por meio da Sedraf, Sape, Governo Cidadão, Emater, Emparn e Idiarn, lançou nesta terça-feira (12) o Programa de Produção e Conservação de Forragem no município de Parelhas/RN.

Durante o lançamento, ocorreu também o “Curso de Administração de Medicamentos e Vacinas” para 40 agricultores, uma parceria da Emater com a prefeitura de Parelhas, Idiarn e Banco do Nordeste. O curso finaliza hoje, 12, em campo com a parte prática.

Na próxima quinta-feira (14), serão distribuídos 21 mil raquetes-semente de palma forrageira, resistentes à cochonilha do carmim, além da entrega de feno aos agricultores familiares que adquiriram a preços subsidiados.

"A Emparn produz três tipos de palmas resistentes a conchonilha, fruto de pesquisas dos últimos anos. Quem vive no semiárido precisa guardar e saber como guardar os alimentos para os animais. A Emparn está sempre presente com a Emater para auxiliar os agricultores", disse o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Emparn, Marcone Chagas.

De acordo com o diretor geral da Emater, Cesar Oliveira, "temos ótimos pesquisadores de referência de palma da Emparn que trabalham em parceria com a Emater. O Governo do Estado lançou este Programa em Caicó, mas a Câmara Municipal de Parelhas solicitou o lançamento aqui no município reconhecendo e valorizando a importância do programa. Estamos em uma região muito afetada pela desertificação, por isso ações de convivência com o semiárido são importantes para os agricultores. Também lançaremos o programa em outros pólos como Umarizal e Pau dos Ferros nas próximas semanas”.


O coordenador do Projeto Palma na Emparn, Guilherme Lima, e o diretor Técnico da Emparn, Marcone Chagas, ministraram uma palestra sobre o Manejo, sistema de produção e controle integrado de pragas da palma forrageira.

Estiveram presentes no evento, o deputado estadual Francisco do PT, prefeito Alexandre Petronilo, diretor geral da Emater Cesar Oliveira, coordenador do Projeto Palma da Emparn, Guilherme Lima, representante do Idiarn, Franciele Minervino, da Sedraf, Alessandro Nunes, vereadores de Parelhas, agricultores e técnicos da Emater.

Saiba Mais

O Programa de Produção e Conservação de Forragem é um programa de apoio à produção e armazenamento de reservas alimentares de forragem para destinar aos animais, especialmente no período da estiagem.

O agricultor interessado deve procurar o escritório da Emater do seu município para realizar seu cadastro e obter as orientações para receber as raquetes de palma, adquirir fardos de feno a preços subsidiados ou utilizar as máquinas para colher a forragem e preparar a silagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário