Pages

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Cerca de 2 mil reclusos de Alcaçuz serão testados para Hepatites


Ação faz parte de projeto de pesquisa de estudantes de Medicina que visa microeliminação da doença no Complexo Prisional


Até o final de agosto, aproximadamente 2 mil reclusos do Complexo Prisional de Alcaçuz, localizado no município de Nísia Floresta (RN), deverão ser testados para as Hepatites C e B e coinfecções. A ação é realizada por estudantes de Medicina da UnP, por meio do projeto da Liga Acadêmica de Infectologia do RN.

O trabalho foi iniciado em 14 de julho quando foram feitas palestras educativas para multiplicadores internos sobre fatores de risco e prevenção das hepatites virais, aplicados testes rápidos diagnósticos para HepB e HepC e tiradas dúvidas do público presente.

O ponto de partida foi justamente o Julho Amarelo, campanha instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

O Prof. Igor Thiago Queiroz, médico infectologista e docente da UnP, coordena a pesquisa e explica que a proposta é a microeliminação da doença, além de oferecer tratamento oportuno para aqueles que apresentarem resultados positivos após os testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário