Pages

sexta-feira, 9 de julho de 2021

“Gente do Campo” supera 1500 inscritos e inicia fase de pré-seleção de currículos


O programa “Gente do Campo” atraiu 1533 inscritos e entra agora na fase de pré-seleção de currículos. As inscrições encerraram no dia 4 de julho e vão selecionar 125 técnicos, sendo 81 vagas de nível médio e 44 vagas de nível superior. Eles serão contemplados com bolsas de 48 e 24 meses, respectivamente, para os cursos de Tecnólogo em Agroecologia (graduação), e de Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - lato sensu.

O processo seletivo do programa “Gente do Campo” é um convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN - com interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern) – responsável pelo processo de seleção.

A divulgação do resultado da primeira etapa após recurso, assim como o agendamento das entrevistas, será dia 12 de agosto, nos sites da Emater-RN e Funcitern. As entrevistas acontecem de 16 de agosto a 01 de setembro. O resultado final, após recurso, será publicado no dia 21 de setembro. Os aprovados assinarão termo de compromisso e de concessão da bolsa entre os dias 27 de setembro e 8 de outubro próximos. O cronograma completo da seleção encontra-se no edital.

FORMAÇÃO - O “Gente do Campo” representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.

O programa também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da EMATER-RN, em parceria com a UERN.

Um diferencial do programa é a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas. Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico e concorrerem a uma das bolsas, ingressarão no curso tecnólogo em Agroecologia. Já os que concorrerem a uma vaga em nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. Os candidatos deverão escolher um local para atuação, podendo ser o escritório estadual da Emater-RN (Natal) ou um dos 28 Núcleos Estratégicos de ATER (NEAs) - João Câmara, Touros, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, Macaíba, Riachuelo, São José de Mipibu, Pedro Velho, Santo Antônio, Santa Cruz, Jaçanã, Lagoa Nova, Acari, Caicó, Jucurutu, Parelhas, Assu, Angicos, Carnaubais, Mossoró, Apodi, Caraúbas, Umarizal, Messias Targino, Pau dos Ferros, São Miguel ou Major Sales. A área de atuação desses núcleos envolve 136 municípios do Rio Grande do Norte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário