Por Agência RN
O Governo do Estado investe mais de R$ 20 milhões na execução de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). No início da tarde desta quinta-feira (10), o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, Argileu Silva, por onde passam todas as ações de reestruturação, fortalecimento do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater) e os programas e desembolso com foco na agricultura familiar, esteve com o governador Iberê Ferreira de Souza.
Ele ressaltou que a instituição Emater-RN alcançou, nos últimos sete anos, o patamar de referência nacional pelos serviços de assistência técnica e extensão rural executados e a única que consegue atuar com enfoque no desenvolvimento rural sustentável com capacidade de, ao mesmo tempo, trabalhar a assistência técnica tradicional e de articular políticas públicas que proporcionam a melhoria da qualidade de vida da população rural.
São políticas, destacou o diretor técnico, como, por exemplo, a inclusão digital, por meio das 101 escolas de inclusão digital implantadas em 70 municípios potiguares, combate ao analfabetismo, garantia safra, que assegura ajuda monetária em casos de perdas ou redução da safra agrícola decorrentes de seca ou excesso de chuvas, e o programa Campo Mais Forte.
Tido como um dos mais importantes para a agricultura familiar, o Campo Mais Forte assegura tratores, caminhões, máquinas e implementos agrícolas aos municípios integrantes do programa e que, além de prestar assistência técnica e extensão rural voltada para a produção agrícola, ainda desenvolve ações de combate à pobreza, ao analfabetismo, à mortalidade infantil, à exclusão digital e garante segurança alimentar e nutricional à população rural.
“O apoio do governo federal às ações da Emater no Rio Grande do Norte de 2003 para cá foi um investimento produtivo e exitoso”, frisou Argileu Silva.
Para o diretor presidente da Emater-RN, Henderson Abreu, a parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário tem feito com que a instituição tenha se fortalecido e tido condições de desempenhar o seu papel de promover o agronegócio, com foco na agricultura familiar, através de um serviço de extensão rural pública com qualidade para o desenvolvimento sustentável do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário