O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, elogiou o trabalho que o senador Garibaldi Filho (PMDB) desenvolve em defesa dos criadores de camarão brasileiros. O registro foi feito durante a abertura da Feira Nacional do Camarão (Fenacam 2010), evento realizado no Centro de Convenções de Natal, ontem (7).
O elogio de Itamar Rocha se deve ao fato de que, recentemente, Garibaldi Filho e o deputado Henrique Eduardo Alves ajudaram os representantes do setor a evitar a importação de camarão do Equador. “Eles (Garibaldi e Henrique) estão sempre vigilantes na defesa do nosso setor”, afirmou Itamar Rocha.
Em seu discurso, Garibaldi Filho agradeceu o elogio e afirmou que sempre estará disponível para ajudar quando o setor precisar de auxílio. “Vamos permanecer atentos para agir sempre da maneira mais enérgica possível sempre que surgirem ameaças como a que atacou agora esse setor que tanto gera empregos no País”, disse.
Os outros dois senadores do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini e José Agripino, também participaram da cerimônia de abertura da Fenacam 2010.
Importações
Recentemente, o Ministério da Agricultura acenou com a possibilidade de liberar as importações de camarão do Equador. Temendo essa medida, que poderia prejudicar diretamente os cerca de 1.200 produtores nacionais, a ABCC procurou o senador Garibaldi Filho e o deputado federal Henrique Eduardo para tentar impedir a liberação.
Os produtores de camarão temiam a quebra da reserva de mercado que existe atualmente no Brasil, além de também terem receio de que o setor fosse novamente atacado por doenças trazidas por estes produtos estrangeiros.
Em audiências com os ministros da Agricultura, Wagner Rossi; e da Pesca, Altemir Gregolim; os parlamentares potiguares conseguiram obter a garantia de que as importações não seriam liberadas.
Atualmente, o setor da carcinicultura gera 40 mil empregos no Brasil e 16 mil no Rio Grande do Norte. A expectativa de produção para este ano é de 75 mil toneladas, volume que seria impossível de ser atingido sem o mercado consumidor nacional.
fonte:assessoria
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