A três dias de anunciar o secretariado, a governadora eleita Rosalba Ciarlini cuida de resolver o xadrez político nos indicados do primeiro escalão. Ela já acomodou o senador José Agripino Maia, presidente estadual do DEM, em duas secretarias. Mas ainda falta definir os espaços do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) e o destino do deputado federal Rogério Marinho, que foi derrotado no pleito de 2010.
No caso desse último, Rosalba Ciarlini estuda duas alternativas. A primeira, e preferida de Marinho, seria nomear o deputado federal Betinho Rosado (DEM) para a Secretaria Estadual de Agricultura e, com isso, o tucano assumiria a vaga na Câmara dos Deputados.
A outra opção para acomodar o líder do PSDB seria nomeá-lo para a Secretaria Estadual de Educação. No entanto, essa parece ser a alternativa menos provável. Rosalba Ciarlini deverá nomear o cunhado para a Secretaria de Agricultura e abrir espaço para Rogério Marinho retornar a bancada federal.
A outra definição política do secretariado da governadora Rosalba Ciarlini é com relação ao senador Garibaldi Alves Filho (PMDB). O cotado era Jaime Mariz, que foi secretário no Governo de Garibaldi; ele iria para Secretaria de Saúde, mas preferiu seguir para Brasília, onde assumirá cargo no Ministério da Previdência.
Com isso, a indicação de Garibaldi Filho ainda está sendo definida, mas é certo que não será mais para Saúde. O único pedido feito pelo senador peemedebista é que deseja uma pasta com poder de decisão.
Nas últimas horas a governadora eleita Rosalba Ciarlini fez uma mudança na lista. Ela conseguiu convencer o advogado Paulo de Tarso Fernandes, que vinha atuando como consultor da formação do próprio secretariado, a ocupar a chefia da Casa Civil.
Com isso, o engenheiro Obery Rodrigues, que iria para o cargo, deverá ser acomodado em outra função de primeiro escalão.
Já para educação, Rosalba Ciarlini estuda uma lista de nomes sugeridos pelo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ivonildo Rego. A ideia inicial da governadora era colocar o próprio reitor no cargo, mas ele não aceitou, respondeu ao convite afirmando que preferia terminar a gestão na UFRN, mandato que encerrará no mês de maio.
A lista de sugestões de Ivonildo Rego contempla vários professores da UFRN, inclusive algumas com passagem pela Comissão Permanente do Vestibular.
O nome do titular para Secretaria de Turismo tem algumas sondagens. Representantes do trade apresentaram a governadora as sugestões de Francisco Soares Júnior, que foi secretário municipal de Turismo na gestão Micarla de Sousa, e de Sandro Pacheco, atual secretário adjunto de Turismo da Prefeitura de Natal.
Entre esses dois, o nome de Soares Júnior está em vantagem, mas não será surpresa se Rosalba Ciarlini apresentar outra alternativa para ser titular do Turismo.
Entre todas as Secretarias, a governadora eleita já definiu que três serão indicações técnicas: Saúde, onde deverá ser nomeada Ana Tânia Sampaio; Educação e Segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário