Pages

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

RN é 14º estado do Brasil no ranking da dengue

Estado também tem quatro cidades na lista de 370 municípios preocupantes para surto da doença, além de Natal ser a sétima no levantamento de 14 capitais.

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (06) a atualização do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). O estudo revela que entre os 370 municípios que já realizaram o levantamento, 24 estão em risco de surto e o RN tem quatro municípios relacionados nesta lista. Os municípios são Ceará Mirim (2º), São Miguel (5º), Mossoró (17º) e Caicó (21º), que registraram a presença de larvas do mosquito em mais de 4% das residências pesquisadas.

E o problema também é preocupante na capital potiguar. Entre as capitais, 14 estão em situação de alerta e Natal aparece na lista. Veja: Salvador, Palmas, Belém, Rio de Janeiro, Maceió, Recife, Natal, Goiânia, Cuiabá, Aracaju, Manaus, Boa Vista, Fortaleza e Vitória. Essas cidades em situação de alerta têm que estar atentas, pois qualquer descontinuidade nas ações de controle pode alterar o quadro para situação de risco.

As dez capitais que apresentam índice satisfatório são Macapá, São Luís, Teresina, João Pessoa, Brasília, Campo Grande, Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo. Curitiba ainda está consolidando os dados.

Das 427 cidades que se propuseram a fazer o LIRAa, o Ministério aguarda a consolidação dos dados em 127. Há três semanas, o Ministério da Saúde havia divulgado o primeiro resultado parcial do LIRAa 2010, quando 300 municípios haviam concluído o levantamento. Daquele total, 15 haviam apresentado risco de surto, 123 estavam em situação de alerta e 162 em situação satisfatória. No ano passado, 169 municípios fizeram o LIRAa.

A metodologia permite identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros por região. Os resultados reforçam a necessidade de intensificar imediatamente as ações de prevenção contra a dengue, em especial nos municípios em risco e em alerta.

Foto: Reprodução

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no mês de novembro, iniciou uma caravana de combate à dengue. Ele já esteve em Sergipe, Piauí, Ceará, Bahia e Pernambuco. Além de lançar a campanha nacional de combate à dengue, a caravana tem o objetivo de reunir os gestores de saúde dos 10 estados com maior risco de epidemias de dengue em 2011 e convocá-los a um esforço de mobilização contra a doença.

nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário