Bovinocultura de Leite é o tema dessa etapa, de 7 a 9/12 em Currais Novos
Com o tema "Bovinocultura de Leite", a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), em parceria com a EMATER/RN e demais órgãos e instituições parceiras, realizará na semana de 7 a 9 de dezembro, a terceira etapa do VIII Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar. A oficina de bovinocultura de leite acontecerá no Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN), em Currais Novos, com a participação de especialistas nacionais e estaduais. Já foram realizadas duas oficinas, sendo a primeira de lançamento do circuito, no Centern em São José de Mipibu e a segunda, em Apodi, sobre caprinos e ovinos.
A abertura da terceira oficina será às 8h30, da próxima quarta-feira (7), com a presença do presidente da EMPARN, José Geraldo Medeiros da Silva. Em seguida, às 10 horas, a pesquisadora Helenira Ellery Marinho Vasconcelos fará a primeira palestra abordando o tema "Projeto Embrapa Agroindústria Tropical". Durante os dois dias serão proferidas palestras, seguidas de debates e mesas redondas sobre vários temas como o Projeto Balde Cheio, Utilização de Leguminosas na Pecuária Leiteira, Manejo Nutricional de Vacas Leiteiras, Leite em Números e Realidade Potiguar, Custo da Produção de Leite na Agricultura Familiar, O Trabalho do Sebrae/RN com a qualidade do leite e a eficiência reprodutiva: os exemplos da Vaca Móvel do Rufião Móvel, Experiência Exitosa de Produção de Leite/Queijo e Projeto de Implantação de Tanques de Expansão na Região do Seridó.
Também serão discutidos temas como Reservas de alimentos para pecuária leiteira em micro propriedades, Experiência da Cersel (cooperativa de Currais Novos), Gestão da propriedade leiteira familiar e Atuação do Sinproleite na cadeia produtiva do leite potiguar. No último dia (9), acontecerá a assembleia da Rede Potiguar de Ciência, Tecnologia e Informação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar, objetivo principal do VIII Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar. Em seguida, encerrando as atividades serão encaminhadas as conclusões da oficina de bovinocultura leiteira. As duas últimas etapas do circuito serão realizadas em abril e maio de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário