Pages

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

UFERSA Angicos tem renovado Programa de inclusão digital

_AngicosUm trabalho de extensão universitária pioneiro na área da inclusão digital desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no Campus Angicos, oportuniza para alunos e professores da rede pública de ensino daquele município, a inserção no campo da informática. Trata-se do Programa Novos Talentos, iniciado de forma experimental no início de 2011, mas devido aos resultados positivos foi renovado para uma segunda edição a partir de 2012.

A proposta, segundo a coordenadora do Programa Novos Talentos da UFERSA Angicos, professora Rita Diana de Freitas Gurgel, é promover a inclusão social e o desenvolvimento científico. “Estamos felizes pelos resultados alcançados, principalmente, com a renovação do convênio que nos permitirá ampliar essa ação também para o município de Fernando Pedroza”, informou a coordenadora. O projeto conta com a participação de universitários voluntários da UFERSA Angicos, dos cursos de licenciatura em Computação, Informática e Sistema de Informação e do Bacharelado em Ciência e Tecnologia.
Em 2011, dentro do Programa Novos Talentos a UFERSA desenvolveu o Projeto Capacitação em Informática dos Professores e Alunos das Escolas Públicas de Angicos, beneficiando 50 professores e 100 alunos. Ambos, das escolas públicas do município. O encerramento das últimas turmas está acontecendo nesse mês de dezembro. O curso acontece como uma atividade extracurricular fora do horário da aula convencional da escola.
“A exclusão digital está diretamente associada à exclusão social. Então, essa formação proporcionada pela UFERSA Angicos representa mais oportunidade para os jovens ao buscar o mercado de trabalho. Acredito que proporcionando a inserção social, a Universidade Federal do Semi-Árido cumpre a sua responsabilidade social”, frisa a professora Rita Diana.
Os beneficiados tiveram oportunidade de participar de um curso básico de informática, com carga horária de 40h, com as aulas sendo ministradas no laboratório de Informática da UFERSA Angicos. O Projeto disponibilizou ainda o transporte e o material didático (CD e apostilhas) para os estudantes e professores. Além dos conhecimentos básicos de informática – sistema operacional linux educacional, Br Office Write, Br Office calc, Br Oficce Impress – os participantes recebem capacitação sobre os usos das novas tecnologias e comunicação, as TIC’s, que inclui o uso da internet, do vídeo, rádio, tevê, jornais, entre outros meios de comunicação.  “O resultado desse trabalho levou a CAPES e a Diretoria da Educação Básica do Ministério da Educação a renovar o convênio por mais um ano”, afirma a professora. O valor aprovado para o custeio do projeto para 2012 é de R$ 50.925,70. Na fase experimental foi de R$ 11 mil.
META 2012 – Com a prorrogação, o projeto passa a beneficiar também o município de Fernando Pedroza com a capacitação de 25 professores e 50 alunos, além de mais 100 alunos de Angicos. “A escolha de Fernando Pedroza foi a partir dos indicadores sociais”, explica a professora, adiantando que nos municípios que compõem a Região do Sertão Central, Fernando Pedroza foi o que apresentou maior urgência para a inclusão digital. O Projeto também vai oferecer capacitação para a utilização do soft de matemática GeoGebra para 18 professores de matemática e 700 alunos da educação básica de Angicos. 
“É uma experiência valiosa para os estudantes que começam a vivenciar a prática ainda na universidade, além de proporcionar para professores e estudantes secundaristas o incentivo e a forma correta ao uso das novas tecnologias de informação e comunicação”, avaliou o coordenador do curso de Computação e Informação da UFERSA Angicos, professor Daniel Sabino.
Para a estudante de Sistema de Informação, Luana Barreto, de 17 anos, a experiência vale a pena. “Considero um aprendizado tanto pra mim, quanto para a turma que tem a oportunidade de utilizar o computador”. Luana diz ainda que o maior interesse é pela rede social.
Tendo desenvolvido papel importante para a operacionalização do projeto, a professora Cibele Salviano, que também é universitária da UFERSA Angicos, reconhece a importância do trabalho. “Observamos nos trabalhos escolares que esse projeto aprimorou as atividades deles na escola com a utilização de novos recursos nas apresentações das atividades”, informou. Cibele afirma ainda que até os pais dos alunos demonstram o interesse em participar da capacitação.
“Tinha alguma noção, mas só agora estou me aperfeiçoando a utilizar o computador”, afirmou Micarla da Silva, aluna da Escola Municipal Maria Odília. Já para o estudante do ensino médio, Álvaro Leandro, da Escola Estadual Francisco Veras, o curso é excelente. “Tem me ajudado a elaborar melhor os trabalhos da escola, além de aprender novas técnicas para operacionalizar o computador”, opinou.
O projeto tem sua equipe formada pelos professores da UFERSA Angicos Rita Diana, Daniel Sabino e Anderson Paiva, além dos universitários Cibele Salviano, Janeyde Araújo, Marcelo Eusébio e Valdeques Borges (Computação e Informática), Alcivandro Araújo, Luana Barreto, Josinaldo Rocha e Anderson Pablo (Sistema de Informação), João Luiz Porfírio e Carlos Lima (Ciência e Tecnologia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário