Pages

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Termo de Cooperação garante cursos gratuitos para Mototaxistas e Motofretistas

Governo oferece cursos para mototaxistas e motofrentistas - Elisa Elsie (1)Na manhã desta terça-feira (08), a Governadora do RN, Rosalba Ciarlini, e o Diretor Geral do Detran/RN, Willy Saldanha, assinaram o Termo de Cooperação do Detran com o SETS/SENAT, que proporcionará a realização de cursos gratuitos para Mototaxistas e Motofretistas. Serão investidos R$ 3 milhões para a realização das aulas, que proporcionará a capacitação dos 15 mil profissionais cadastrados no estado.

“A capacitação dará orientações importantes sobre a profissão, sobre o trabalho e a segurança, e consequentemente, a atividade será mais valorizada. O curso faz parte da nova legislação federal e se os profissionais não tiverem realizado-o, irão passar por constrangimentos e por dificuldades maiores quando tiverem trafegando e forem surpreendidos por alguma fiscalização, seja da polícia de trânsito estadual ou federal”, explicou Rosalba Ciarlini durante a solenidade.

Segundo o Diretor Geral do Detran/RN, Willy Saldanha, as aulas têm o objetivo de oferecer assistência para ações de direção defensiva e de atitudes de segurança no trânsito. “Iremos trabalhar para diminuir a quantidade de acidentes envolvendo motos. Temos que evitar transtornos para a sociedade e para nossa família”, disse Willy Saldanha.

Para o presidente do Sindmoto RN, José Barreto de Melo, a realização dos cursos trará outra realidade não só para os profissionais da área, mas também para os familiares. “O nosso sindicato é bastante procurado pelas famílias dos mototaxistas e motofretistas que se envolvem em acidentes. Muitas vezes, as esposas perdem o emprego por terem que acompanhar o marido ao hospital no período que ele está em recuperação e assim ficam sem recursos para sustentar a casa. Acreditamos que depois desse curso, os condutores terão uma maior conscientização de que os acidentes podem causar e serão mais prevenidos”, disse José Barreto, lembrando que a governadora Rosalba Ciarlini, quando Senadora, foi relatora do Projeto de Lei que regulamentou as profissões de mototaxista e motoboy.

Os profissionais da área interessados em participar do curso devem seguir as exigências delimitadas na Resolução 410/2012 do Denatran: ter idade mínima de 21 anos; habilitação na categoria “A” há pelo menos dois anos; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de habilitação, decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Os cursos especializados obrigatórios destinados a mototaxistas e a motofretistas terão duração de uma semana, com carga horária total de 30 horas, das quais 25 teóricas e cinco com caráter prático, e serão ministrados por instrutores do Detran, Polícia Militar, SEST/SENAT e Potiguar Honda. O início das aulas da está previsto para 04 de fevereiro deste ano. As inscrições deverão ser feitas via internet.

Também estiveram presentes no evento a secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, o comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, o Deputado Federal João Maia, o presidente do Conselho Regional do Sest/Senat, Eudo Laranjeiras, e o diretor do Sest/Senat do Rio Grande do Norte, Jefferson Teixeira Dantas.

Clique aqui e preencha o formulário de inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário