A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte receberão conjuntamente 40 cotas bolsas de mestrado e 30 de doutorado para implementar já no ano letivo de 2013, com início da vigência em março. Com a homologação do resultado do edital 012/2012 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 38 programas de pós-graduação das três instituições serão beneficiados.
Para a presidente da FAPERN, Maria Bernardete Sousa, com a conclusão desse edital a FAPERN vai consolidando seu papel numa área muito importante para o desenvolvimento do estado e do país, que é a formação de recursos humanos qualificados e voltados para o desenvolvimento técnico-científico. “Com esta ação a FAPERN dá demonstrações de que integra suas ações ao cumprimento das metas do III Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para 2011-2020 e reafirma o compromisso do Governo do Estado com a sociedade potiguar de melhorar as condições na gestão da CTI”, afirma.
O edital do Programa de Bolsas de Formação Acadêmica é o primeiro a ser concluído dos nove programas resultantes do Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica assinado entre a FAPERN e a Capes em setembro do ano passado. Também fazem parte do acordo, outros quatro programas que terão impacto significativo na pós-graduação das instituições de ensino superior do estado (editais 011/2012, 015/2012, 001/2013 e 002/2013). O sexto programa (edital 014/2012) vai conceder bolsas de residência na área de Software. Os editais dos outros dois programas estão em fase de finalização para lançamento até fins de março. O valor total do Acordo é de R$ 23 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário