Pages

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Governadora Rosalba Ciarlini inaugura Escola de GoveRNo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales

A governadora Rosalba Ciarlini inaugurou, na noite desta quinta-feira (14), a sede própria da Escola de GoveRNo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, que tem como objetivo promover a valorização e capacitação do servidor público estadual. A solenidade de inauguração foi realizada no novo prédio, localizado no Centro Administrativo. O evento coincidiu com o lançamento da 50ª Campanha da Fraternidade, criada pelo cardeal potiguar falecido em julho do ano passado, no Rio de Janeiro.

Durante a inauguração, a governadora ressaltou a importância de capacitar o servidor estadual para que este possa atender melhor à população potiguar. “São homens e mulheres que têm a missão de servir à população do Rio Grande do Norte. O mundo está evoluindo muito rápido e nós precisamos acompanhar esses avanços. Para isso, nada melhor que uma Escola de Governo”, enfatizou Rosalba Ciarlini.

A chefe do Executivo Estadual falou, ainda, sobre a homenagem ao Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, que dá nome prédio. “Dom Eugênio é um dos potiguares que mais nos orgulha pela sua história de vida e por ter sido um símbolo de fraternidade e justiça, que são valores que queremos que esta escola, através dos nossos servidores, sejam levados ao povo potiguar”, acrescentou a governadora.

Irmão do homenageado, o arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, agradeceu a homenagem. “Desejo que ele, lá do céu, possa mandar muita alegria, luz e força para essa iniciativa tão importante para o nosso Estado”, pontuou Dom Heitor.

Ao final dos discursos, antecedidos por uma apresentação da Camerata de Vozes, os convidados visitaram as dependências do prédio.

A inauguração da sede própria da Escola de GoveRNo contou também com a participação do Secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner; do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; dos Arcebispos eméritos de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macêdo; do Padre Ivanoff Pereira, administrador diocesano de Caicó; do procurador geral de Justiça, Manoel Onofre Neto; do deputado estadual, Ricardo Motta; da reitora da UFRN, Ângela Paiva; do reitor da UERN, Milton Marques; do secretário-chefe do Gabinete Civil da Prefeitura do Natal, Sávio Hackradt; do presidente da Fiern, Amaro Sales; do presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz; do presidente da Femurn e prefeito de Lajes, Benes Leocádio; do vice-presidente da OAB/RN, Marcos Guerra; da representante do Tribunal de Contas do Estado e diretora da Escola de Contas, conselheira Maria Adélia Sales, além de secretários de Estado, deputados estaduais, vereadores e de padres de diversas paróquias.

Entre os benefícios que a sede própria trará para os servidores do Governo do Estado, a diretora-geral da Escola de GoveRNo, Tânia Leiros, enfatiza a otimização do tempo, visto que o espaço possui salas de aulas, espaços para eventos e biblioteca, além de estar localizado próximo a maioria dos órgãos da administração direta e indireta. “Agora será tudo em um só lugar e isso otimizará o tempo de quem precisava se deslocar pela cidade”,pontua Tânia Leiros.

Para atender a demanda dos vários órgãos que compõem o Governo foram estabelecidas parcerias e convênios com universidades, principalmente a UERN, faculdades e instituições educacionais. O início das aulas está marcado para o próximo dia 27, com turmas de Governo Eletrônico, Controle Interno, Planejamento Estratégico e Línguas (Inglês e espanhol).

Sobre a Escola de GoveRNo

Atuando na realização de cursos e eventos que objetivam a maior capacitação e valorização do servidor público do Estado do Rio Grande do Norte, na administração direta e indireta, a Escola de GoveRNo (EGRN) funcionava, desde 2007, nas dependências da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh).

Com a inauguração da nova sede, que ocupa uma área de 12 mil metros quadrados dentro do Centro Administrativo, estes cursos e eventos que antes ocorriam utilizando espaços locados pelo Governo do Estado, agora poderão ser feitos dentro da própria EGRN. O espaço contará com auditório com capacidade para mil lugares, um mini-auditório para 100 pessoas, quatro salas de aula com capacidade para 45 alunos cada e duas salas de informática que juntas possuem 40 computadores. Ao todo, foram investidos R$ 19 milhões entre a construção do prédio e equipamentos.

A estrutura ainda comporta a Biblioteca de Administração Pública e seus 3.400 títulos e mais de 7 mil exemplares, amplo espaço aberto e toda a estrutura administrativa, o que possibilita a realização de cursos e eventos de grande porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário