A governadora Rosalba Ciarlini participa, na noite desta segunda-feira (27), das comemorações dos 35 anos de fundação do Telecurso da Fundação Roberto Marinho. A solenidade está sendo realizada no teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico. Além de Rosalba Ciarlini, participam o presidente da Fundação, José Roberto Marinho, o ministro da Educação, Aluizio Mercadante e os governadores do Rio, Sérgio Cabral, e de Pernambuco, Eduardo Campos, secretários de Educação de vários estados, como Betânia Ramalho, do RN.
Na ocasião, a governadora assinou como testemunha o termo de cooperação entre a Fundação Roberto Marinho e o Ministério da Educação. A chefe do Executivo Estadual falou da importância do Telecurso, e revelou que o programa de alfabetização da Fundação Roberto Marinho começou no Rio Grande do Norte pelo município de Serra do Mel. Esse programa foi interrompido na administração passada, mas foi retomado agora, com o nome de Conquista. São 120 turmas, beneficiando 3.500 alunos.
O Telecurso nasceu nos anos 1970, com o objetivo de oferecer aulas pela televisão a milhares de brasileiros que precisavam concluir a escolaridade básica. A partir de 1993, o programa ganhou as salas de aula do país, com a Metodologia Telessala. Em 1995, foram lançados os livros do Telecurso, feitos por autores de referência nas principais universidades brasileiras, com consultoria de especialistas em educação e aspectos cognitivos da aprendizagem. Em 2008, o tradicional programa passou a ser chamado de Novo Telecurso.
O índice de aprovação do Telecurso, que chega a mais de 90%, é um dos principais motivos que levam governos estaduais e municipais a adotar o programa como política pública de educação básica. Como indicador de sua importância para a educação no país, o Telecurso foi escolhido, em 2001, como currículo de referência nacional para a avaliação de jovens e adultos por meio do Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos (Encceja).
A tecnologia educacional Telecurso (Metodologia Telessala e material didático) já foi implementada em mais de 32 mil salas de aula, formado mais de 40 mil professores e mais de 6 milhões de estudantes em todo o Brasil. Hoje, mais de 147 mil estudantes na rede pública de ensino de seis estados e duas capitais usam a metodologia como política pública de educação para concluir a escolaridade básica.
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