Pages

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Palestra sobre cultivo de gergelim será promovida pela EMPARN

Cartaz GergelimA Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) promoverá uma palestra sobre o cultivo e a situação atual do gergelim, com ênfase no Rio Grande do Norte e, em especial, o semiárido. Serão abordados temas como sistema de produção do gergelim, genética, manejo cultural e tecnologias de alimentos. A palestra vai acontecer no auditório da EMATER/RN no próximo dia 4 de junho, a partir das 8h30, tendo como expositora a pesquisadora da Embrapa Algodão, Nair Helena Castro Arriel.

Inicialmente será feita uma apresentação sobre a situação atual e perspectivas do cultivo do gergelim no mundo e no Brasil (área cultivada, produtividade, principais regiões produtoras) e os  principais avanços tecnológicos da pesquisa realizada na Embrapa Algodão em  parceria com organizações estaduais de pesquisa, como a EMPARN, e empresas de  assistência técnica. Ao longo de mais de 25 anos essas instituições vêm conduzindo estudos técnico-científicos com essa oleaginosa nas áreas de melhoramento genético, manejo cultural,  ecofisiologia e tecnologia de alimentos.

Durante a exposição da especialista convidada serão apresentadas várias tecnologias que foram geradas e/ou adaptadas para promover o fomento da cultura no Brasil, especialmente na região Nordeste e recentemente na região Centro Oeste, envolvendo cultivares, espaçamentos e configurações de plantio, consórcios, adubação, herbicidas, controle de pragas,  máquinas simples para semeadura e desenvolvimento de receitas alternativas para confecção de produtos alimentícios.

Também serão abordados temas como o sistema de produção do gergelim em bases mais racionais de manejo, possibilitado a diversificação agrícola a partir da exploração de uma cultura com excelentes potencialidades econômicas, agronômicas e sociais, em decorrência de suas características de tolerância à seca. A pesquisadora falará ainda sobre a  facilidade de manejo e obtenção de sementes com teores de  óleo superior a 50%, de elevada estabilidade química, com aplicações nas indústrias alimentícias e óleo química, e potencialmente para a produção de energia, via biodiesel.

A pesquisadora Nair Ariel tem atuado na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 1987, possui doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, quando estudou a diversidade genética em gergelim, e é docente do Programa de Pós graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) da Universidade Federal da Paraíba. Coordena vários projetos na área de recursos genéticos, melhoramento de plantas e sistemas agroecológicos, trabalhando com a cultura do gergelim e de outras espécies como pinhão manso, amendoim, algodão e mamona, além de manter, paralelamente, uma extensa publicação científica sobre esses temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário