Pages

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Delegacia da Grande Natal está sem coletes e munição, denuncia sindicato

Delegacia de Macaíba está com coletes vencidos (Foto: Divulgação/Sinpol/RN)Uma delegacia sem munição para armas, sem rádio comunicadores, com coletes à prova de bala vencidos e carros com licenciamento atrasado. Esta é a situação relatada em dois memorandos da Delegacia de Polícia Civil de Macaíba, na Grande Natal. Os documentos foram enviados ao Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol/RN), que prometeu cobrar providências da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) sobre a falta de condições da DP.

Dos 14 agentes da unidade, oito portam pistolas fornecidas pelo Estado, três estão com revólveres e outros três desarmados. A unidade tem dez coletes à prova de balas, dos quais seis estão vencidos desde 2012 e, por isso, os policiais devolveram para o delegado.

Os documentos mostram que os dois carros disponíveis para a delegacia estão sem rádios comunicadores e os dois rádios portáteis estão com defeitos. Até mesmo o material de expediente vem sofrendo racionamento e têm faltado itens como papel higiênico. Ainda segundo o Sinpol/RN, os policiais não têm nenhum telefone móvel e o telefone fixo não faz ligação para celulares. Para não prejudicar o andamento das investigações, os policiais precisam usar os telefones particulares.

Atualmente, ainda segundo foi constatado pelo sindicato, a delegacia só funciona porque conta com ajuda da Prefeitura de Macaíba, que fornece almoço e também tem dado combustível. Até mesmo um veículo foi emprestado pela prefeitura para ser usado como carro da polícia. Além disso, para desempenharem suas funções, os próprios servidores acabam comprando materiais básicos como papel, cartucho para impressora e produtos de limpeza.

A DP de Macaíba tem atualmente 1.800 boletins de ocorrências registrados, 155 inquéritos policiais e 15 atos infracionais instalados. É a única unidade para atender uma população estimada em 75 mil habitantes.

Degepol aguarda recursos

A assessoria de comunicação da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) informou que aguarda a liberação de R$ 3,7 milhões de um convênio do programa Brasil Mais Seguro, do governo federal. Os recursos em questão são específicos para a restruturação de todas as delegacias da Grande Natal e das Delegacias de Homicídios de Mossoró e Natal.
A Degepol acredita que a verba comece a ser usada no máximo em agosto deste ano. O valor já teria sido aprovado, mas ainda não foi liberado pelo governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário