Recepcionar bem os sete mil japoneses estimados para assistirem aos jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 em Natal e transformar esse legado em ponte turística permanente entre o Rio Grande do Norte e o Japão foi o objetivo da reunião ocorrida nesta quarta-feira (28) entre a Associação Cultural Nipobrasileira do RN e o trade turístico, na sede da Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento, com presença da titular da pasta estadual de turismo, Gina Robinson, e da cônsul do Japão em Recife, Hitomi Sekiguchi.
A presidente da Associação Nipobrasileira, Ana Muller, informou que o conhecimento dos costumes nordestinos pelo japonês inexiste. Segundo ela, quando muito o japonês conhece, do Brasil, algo do Rio de Janeiro. “Então é importante essa recepção, esse conforto proporcionado a esse grande número de japoneses para que possam voltar e estabelecer essa ponte permanente. Natal já está sendo muito divulgada na imprensa japonesa como a Cidade do Sol. É um momento único que deve ser aproveitado”, frisou Ana Muller.
Voluntárias da Associação Nipobrasileira expuseram costumes nipônicos, dicas gastronômicas e até gestos típicos de respeito e gentilezas, para proporcionar melhor conforto à recepção da comitiva nipônica, que inclui, além de jornalistas e turistas, a princesa da Casa Imperial. Curiosidades como o costume de jogar papel higiênico no sanitário, aparelhos eletrônicos plugados em tomadas de 100 voltz e desejo de conhecer a comida regional foram algumas das sugestões dadas a receptivos e hoteleiros presentes à reunião.
Com apoio do Governo do Estado, o Consulado do Japão terá uma base montada no Centro de Convenções de Natal. Cerca de 40 voluntários da Associação, com domínio fluente da língua japonesa, estarão disponíveis para recepcionar esses turistas e jornalistas em hotéis, viagens e outros pontos estratégicos de visitação e chegada. Também serão confeccionados 5 mil guias em japonês para distribuição nesses pontos. Apenas um dos receptivos presentes ao encontro informou que trará 800 japoneses a Natal, a maioria de casais de idade mais avançada.
O encontro também serviu para representantes da Prefeitura e do Estado explicitarem a logística de locomoção disponibilizada para jornalistas conhecerem pontos turísticos de Natal e da Grande Natal, através de city tours via veículos fornecidos pela Seturde para passeios em Natal, e ainda dois micro-ônibus disponibilizados pela Empresa de Promoções Turísticas (Emprotur) para conhecer os roteiros turísticos pré-agendados nos municípios vizinhos.
--
Assessoria de Comunicação SETUR/EMPROTUR
Nenhum comentário:
Postar um comentário