Pages

quarta-feira, 17 de junho de 2009

BRASILEIROS DETÊM RECORDE MUNDIAL DE TEMPO CONECTADO À INTERNET

Vamos mostrar por que o brasileiro é quem mais está ligado no mundo. As novidades do mundo virtual, as vantagens da interatividade você acompanha na reportagem de Beatriz Castro e Marcone Prysthon.

Declarações de amor. Beijos. Priscilla Camelo, atriz passa horas namorando por computador. Ela está no Recife. Ele, nos Estados Unidos. A tecnologia aproxima o casal.

“É o que segurou o que ajudou a gente a manter o relacionamento, o contato”, fala Priscilla.

O computador fica ligado até na hora de dormir. Ele confirma a importância especialmente da câmera, que mantém o casal em contato virtual.

Dona Irene Cardoso, aposentada, de 76 anos, está apaixonada pela novidade. Aprendeu a usar o computador há dois meses e entra na internet diariamente.

“Me emociono, chego a chorar falando com os filhos distantes. Filho em São Paulo, em Fortaleza e uma neta nos Estados Unidos”, conta. Dona Irene faz parte de um universo virtual que não para de crescer.

No Brasil, mais de 60 milhões de pessoas têm acesso à internet. Nós, brasileiros, detemos um recorde mundial: o de tempo conectado. Uma pesquisa feita em 12 países revela que os adolescentes brasileiros ficam conectados 70 horas por mês - média de duas horas e meia por dia ou muito mais.

“Utilizo o computador 40 a 50 vezes”, fala Yeltsing Lima, estudante,17 anos.

O computador é mesmo o agente dessa revolução tecnológica. De artigo de luxo no passado a item de necessidade para se conectar com o mundo, ele existe em 14 milhões de residências no Brasil. Aqui, 23% da população têm desktops ou computadores de mesa, e 3% possuem computadores portáteis, os chamados notebooks.

Nas empresas, viraram importantes ferramentas de comunicação. Horário de expediente e Rogério fala, ou melhor, tecla o tempo todo. Ele é vendedor e trabalha sem sair da cadeira.

Em uma empresa, mesmo quando os funcionários usam o telefone convencional, as ligações são feitas pela internet. O jeito de discar é o mesmo, mas a tecnologia é outra e a economia também.

A central está conectada à internet. Um computador conversa com o outro por meio de um sistema, o Voip.

Ele transforma a voz em impulsos elétricos, depois em pacotes de bits, que envia pela rede mundial de computadores até chegar a quem está do outro lado da linha.

Em outra empresa, os funcionários também usam o programa de voz pela internet.

“A gente conseguiu reduzir aqui na empresa cerca de 40% dos nossos custos com telefonia, por exemplo”, diz Juliana Lima, diretora empresa.

Esta tecnologia permite que mais de duas pessoas em cidades diferentes possam conversar ao mesmo tempo.

“Todo esse tipo de acesso vai dar na internet, e com isso a gente vai conseguir mais conectividade, as pessoas vão conseguir fazer mais coisas na internet e com isso também as pessoas vão se habituar a ter esta tecnologia para melhorar suas próprias vidas”, afirma Mazuki, analista de inovação em tecnologia.

Ah
, lembra da Priscilla, personagem do início dessa história? O namoro virtual vai dar em casamento real, em setembro.

Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário