Pages

terça-feira, 21 de agosto de 2018

IFRN é terceiro lugar do País na Olimpíada Nacional de História do Brasil

O Rio Grande do Norte foi um dos 11 estados que conquistou medalhas de ouro, prata ou bronze na grande final da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O IFRN, terceiro lugar do país, ganhou 10 das 13 medalhas do estado: foram seis de bronze, três de prata e uma de ouro. Realizada entre 18 e 19 de agosto, na Universidade de Campinas-SP, a ONHB reuniu 311 equipes em sua final.

Medalhistas
Dos campi do IFRN que participaram da final dessa edição, quatro foram medalhistas, conforme tabela abaixo:
CampusEquipeMedalha
Natal CentralGoteira UrbanaOuro
Nova CruzMillenniumPrata
Mossoró MosqueteirosPrata
MossoróVillas BoasPrata
Natal CentralFilhos do PotengiBronze
Natal CentralFora da sala de jantarBronze
Natal CentralRoda VivaBronze
Santa CruzAméliasBronze
MossoróAté QuandoBronze
MossoróTrês PotênciasBronze

Campus Nova Cruz do IFRN teve nove equipes inscritas na ONHB. Delas, a Millennium, formada por Josué Basílio de Lima Junior, Karinne Grazielle Oliveira Silva e André Souza de Lima, alunos dos cursos de Administração e Química do Campus Nova Cruz, sob orientação da professora Patrícia Oliveira, conquistou uma medalha de prata. Pelo Campus Santa Cruz foram medalhistas as estudantes Déborah Karine Silva de Lima, Hévilla Daynara do Nascimento Gusmão e Maria Clara da Costa Medeiros, do curso de Mecânica, orientadoras por Paulo Rikardo Pereira Fonseca da Cunha. Integrando a equipe Amélias, as meninas ficaram com um dos bronzes.
Já o Campus Mossoró conquistou duas medalhas de bronze (Três Potências e Até Quando) e duas de prata (Mosqueteiros e Villas Boas), além das de Honra ao Mérito para as equipes Almodóvar, Triplex, Triuno e The Olympians. Os estudantes que compuseram as oito equipes finalistas do Campus foram acompanhados pelo professor Gerardo Júnior.
Das equipes inscritas pelo Campus Natal Central, nove viajaram a Campinas, para a finalíssima da ONHB. Lá conquistaram quatro medalhas: três de bronze e uma de ouro. Representando a unidade, “a primeira de bronze foi de uma equipe orientada pelo professor Sérgio Trindade. A segunda, foi de uma equipe orientada pelo professor Reginaldo Carlos e a terceira medalha de bronze foi de uma equipe sob a minha orientação. A medalha de ouro foi também de uma equipe orientada por mim”, disse Francisco Carlos. Segundo ele, todas as demais equipes que foram à final receberam medalhas de Honra ao Mérito: “afinal, esse conjunto de equipes finalistas concorreram com mais de 14 mil equipes de todo o Brasil”, finalizou.
ONHB 
Para a coordenadora da Olimpíada, Cristina Meneguello, a 10ª edição foi um sucesso e conseguiu atrair novos participantes: “Tivemos algumas surpresas nas medalhas e uma distribuição interessante pelos estados. Estamos satisfeitos com um projeto que já tem uma estrutura e tende a crescer cada vez mais”, disse. A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Participam alunos matriculados nos 8º e 9º anos do ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio. O projeto tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.
Com informações da Assessoria da 10ª ONHB

Nenhum comentário:

Postar um comentário