Pages

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Emater-RN participa de reunião para definir distribuição de sementes crioulas

Técnicos da Emater-RN estão participando hoje (8 de janeiro) da Reunião de Monitoramento das Ações do Projeto Sementes da Tradição, que acontece em Mossoró, no Centro Terra Viva. O encontro é realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), através da Coordenação de Agroecologia e Convivência com o Semiárido. Além da Emater-RN, participam a Asa Potiguar, Movimentos dos Sem Terra (MST), FETARN, FETRAF, ONGs, entre outras entidades.

As instituições estão construindo conjuntamente como ocorrerá, na prática, o plano de distribuição de sementes da safra 2020 e quais serão as estratégias para o segundo ano do programa – safra 2020/2021.

Atualmente, 45% das sementes a serem comercializadas já se encontram em estoque e 55% em campo de produção. A entrega deverá começar a partir da segunda quinzena de janeiro de 2020.

A Emater-RN finalizou o cadastramento de agricultores e agricultoras que serão beneficiados, a partir deste ano, pela distribuição de sementes crioulas, mais adaptáveis às condições de clima e solo, mais resistentes a insetos e a doenças, e que diminuem a necessidade de uso dos defensivos agrícolas. As sementes crioulas são herdadas dos antepassados, guardadas e cuidadas na atualidade por famílias rurais para que as gerações futuras tenham acesso, as conheçam e as utilizem.

As sementes serão distribuídas a partir da aquisição de 51 toneladas adquiridas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), em parceria com a Conab, por meio do PAA Sementes. Até o momento, foram cadastradas 2697 famílias das regiões de Mossoró, Umarizal, Pau dos Ferros, Assu, João Câmara e Santa Cruz.

As sementes adquiridas são de feijão (cinco variedades), milho (três variedades), sorgo forrageiro, arroz vermelho e castanha de caju comum, que estão sendo produzidas por agricultores e agricultoras familiares, ao todo 39 guardiões – entre 12 mulheres e 27 homens – e pertencentes aos Territórios do Alto Oeste, Sertão Cental e Assu/Mossoró.



Nenhum comentário:

Postar um comentário