Pages

quarta-feira, 16 de março de 2022

Governo participa de reunião do IBGE para Censo 2022

O Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é a principal fonte de informação ao desenvolvimento e implementação de políticas públicas. O Governo do RN participou na tarde desta terça-feira (15) da primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022 para o Rio Grande do Norte, no auditório da Controladoria Geral da União. A operação censitária terá início no próximo 1º de agosto.

O secretário estadual de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire, representou o Executivo Estadual na ocasião. “As informações coletadas pelo IBGE são fundamentais para o direcionamento e planejamento de recursos. O Governo do Estado dará o suporte possível para o exercício censitário este ano, sobretudo para divulgação, tão importante para que a sociedade e instituições estejam atentas e recebam bem os recenseadores”, comentou o titular da Seplan.

O Censo 2022 vem sendo preparado há 12 anos. O último realizado foi em 2010. Em 2020, as atividades de atualização foram interrompidas pela pandemia e, em 2021, pelo corte de orçamento federal que inviabilizou as ações. Para o êxito deste ano, o IBGE tem solicitado apoio de entidades municipais, estaduais e outros poderes constituídos. Espaços para instalação de agências e salas para treinamento são as maiores carências atuais.

Segundo o chefe da unidade eestadual do IBGE no RN, Damião Ernandes de Souza, o Instituto possui hoje apenas nove agências espalhadas pelo Rio Grande do Norte. “Precisamos de pelo menos 151 postos de coleta. São espaços físicos para abrigar até quatro pessoas, se possível, com acesso à internet, mobiliário básico e segurança. Além de 30 salas para treinamento do pessoal. Temos encontrado dificuldades desses espaços em alguns municípios”.

O Censo demográfico a ser iniciado em 1º de agosto no país durará três meses e percorrerá 8 milhões de km2, visitará 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios. O resultado servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário