A sonda LCROSS, da Nasa (agência espacial dos EUA), deve se chocar com uma cratera no polo sul da Lua nesta sexta-feira (9). Mas não se trata de um acidente: o equipamento espacial foi feito mesmo para gerar um impacto com o solo do local e "levantar poeira", para que os técnicos possam medir a quantidade de água no satélite.
A Nasa espera que a sonda, lançada da Terra em junho, escave material de uma das crateras do lado escuro da Lua, uma área que pode ser rica em água, para abastecer futuras bases no local. A LCROSS tem a missão de medir a concentração de gelo no material que cobre as rochas nessa parte da lua.
O impacto deve lançar toneladas de escombros, gelo e vapor d'água sobre a superfície da Lua. A expectativa é que o choque seja tão grande que permita que a "poeira lunar" possa ser vista da Terra com a ajuda de um bom telescópio, mesmo que amador. O impacto deve ocorrer às 8h30 no horário de Brasília.
Primeiro, o que vai cair na Lua é o primeiro estágio do foguete que impulsiona a sonda. Os escombros da colisão serão analisados pela LCROSS, com o uso de câmeras e outros instrumentos – os dados serão enviados em tempo real para a Terra. Cerca de quatro minutos depois, é a vez de a sonda em si despencar no solo.
fonte: internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário