Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (01), foi inaugurado o Ecoposto da Área de Preservação Ambiental (APA) Bonfim-Guaraíras. O evento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do RN (IDEMA).
O Ecoposto vai garantir a presença do IDEMA e de suas ações na região, servindo também para garantir uma infraestrutura aos pesquisadores que desenvolvem suas atividades no local e apoio ao policiamento ambiental nas proximidades. A unidade está localizada numa área de grande relevância ambiental, que abrange cerca de 42 mil hectares, englobando os municípios de Nísia Floresta, Senador Georgino Avelino, Arez, Goianinha, Tibau do Sul e São José de Mipibu.
O terreno do Ecoposto foi cedido pelo empresário Marcos Lopes, proprietário de várias terras na região. “Darei quantas áreas forem necessárias para realização de trabalhos que venham proteger o meio ambiente. Esta região possui várias lagoas, e água precisa ser preservada”, disse Marcos Lopes.
O diretor do IDEMA agradeceu a confiança deposita pela governadora Rosalba Ciarlini. “Quando assumimos, encontramos um órgão desacreditado. Em cinco meses já recuperamos a credibilidade do IDEMA. Sabemos da fragilidade e das dificuldades que o Executivo vem enfrentando, mas estamos desempenhando nossa função”, disse. Marcelo Toscano também falou sobre a importância de instalar o Ecoposto numa área que abrange várias lagoas. “Queremos promover uma convivência harmônica entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente”, concluiu.
Assim que chegou ao local, a governadora Rosalba Ciarlini plantou uma “amescla de cheiro”, árvore típica da Mata Atlântica e falou sobre a importância de preservar o meio ambiente. “O IDEMA é um importante órgão que dá sustentabilidade ao meio ambiente e monitora com responsabilidade o desenvolvimento econômico que trás oportunidades de emprego e renda para a população”, falou a Governadora. “Vejam que lugar lindo. Se não for preservado, como será o futuro?”, indagou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário