Pages

terça-feira, 7 de junho de 2011

Jovem açuense agradece a realização do sonho de cursar engenharia

01[1]Há mais de 3.600 quilômetros de casa o jovem José Maria Souza de Oliveira, natural do município do Assú, é um exemplo e motivo de muito orgulho para o povo de sua terra. Esse ano, o garoto de 17 anos viu o sonho de cursar engenharia chegar mais próximo, quando foi aprovado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Mas de origem humilde, não possuía os cerca de 600 reais necessários para a passagem de Natal (RN) a Foz do Iguaçu (PR). Essa realidade acabou mobilizando toda a comunidade rural de Novo Pingos, onde José Maria morava.

Através de seus professores a História dele chegou à Secretaria de Educação do Assú e ganhou o apoio dos secretários da prefeitura, vereadores e do prefeito, Ivan Júnior, quem José Maria faz questão de agradecer. “Existem muitos jovens pelo mundo a fora, que só precisam de um pouco de apoio para poder desenvolver o seu potencial, e são pessoas como Ivan, e todo o pessoal que me apoiou que dão à oportunidade necessária para esses jovens”, escreveu José Maria por e-mail.

Unila

A oportunidade, além da graduação, lhe trará um grande conhecimento cultural, já que os alunos têm de se relacionar com colegas e professores estrangeiros, de vários países da América Latina, e consequentemente, aprender línguas estrangeiras. “Eu estou me acostumando a falar devagar, porque eu falo muito ligeiro. Nem os brasileiros me entendem”, brinca, ao ser entrevistado pela assessoria da universidade. Apesar de não ser um fato comum um jovem de origem humilde conseguir se destacar tanto em provas importantes como essa. “Espero um dia poder ajudar alguém, assim como me ajudaram, não quero ser apenas mais um que conseguiu”, concluiu o futuro engenheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário