Após um final de semana onde o sol predominou em todo o Estado, a semana começa com a incidência de chuvas moderadas sobre a faixa litorânea leste e municípios do agreste. A boa condição de umidade e vento, proporcionado pelas boas condições do oceano atlântico sul, tem mantido a regularidade das chuvas sobre a região e, de acordo com a climatologia, as chuvas estão ocorrendo de forma normal, tanto no volume ocorrido, quanto no período, com chuvas concentradas mais durante as madrugadas e início das manhãs.
Segundo o Gerente de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot, a formação dessas chuvas, originadas a partir de instabilidades de origem oceânicas, tem características bem definidas como o período de duração e a intensidade das chuvas. Normalmente as chuvas se apresentam mais fortes se o sistema começa atuar durante a madrugada, pois recebe incremento do sistema de brisa, mais evidente durante o início das manhãs. Quando a duração do sistema, normalmente a concentração das chuvas mais fortes ocorrem entre as primeiras 08 horas da atuação do sistema, diminuindo na medida em que se desloca em direção ao interior e na medida em que o tempo passa.
Conforme as condições analisadas, através das imagens de satélite e dos modelos de previsão do tempo, a última semana de junho será com ocorrência de chuvas praticamente em todos os dias concentradas durante o período noturno (madrugada) e início das manhãs. As figuras (em anexo) mostram as previsões de ocorrência de chuvas nos próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário