A referência feita pela presidente Dilma Rousseff, na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) sobre o esforço do Brasil para uma matriz energética limpa, fez a governadora Rosalba lembrar a contribuição importante do Rio Grande do Norte.
A presidente destacou que as fontes renováveis respondem por 45% de toda energia que consumimos. E nesse contexto, o Rio Grande do Norte está inserido como um dos maiores Estados geradores de energia eólica. O RN tem cerca de 100 parques eólicos e capacidade para gerar 34% da energia do país.
Outra fonte de energia renovável é a solar. Para gerar ambiente sadio e equilibrado, o governo planeja utilizar esse tipo de energia em alguns pontos de iluminação publica, além de ampliar o uso no campo como mecanismo de desenvolvimento limpo, utilizando dessalinizadores para ofertar água de qualidade para consumo, irrigação e criação de peixes.
“A presença do governo é fundamental para a consolidação dessa nova matriz energética seja com investimentos públicos ou apoiando iniciativas privadas”, completou Rosalba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário