Pages

terça-feira, 19 de junho de 2012

SEMARH participa de mesa de debates sobre o bioma caatinga na RIO +20‏

imageO secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos SEMARH), Gilberto Jales, participou nesta segunda-feira (18) da reunião sobre a “Carta da Caatinga”, um documento que foi apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - RIO+20.

A “Carta da Caatinga” é o resultado de debates que aconteceram ao longo do ano e contou com a participação de diversos segmentos do Governo do RN. A conferencia desta segunda foi a primeira discussão mundial sobre o bioma Caatinga, uma ocorrência de fauna e flora só encontrada exclusivamente no Brasil.

“O desafio agora é tirar os 56 pontos pactuados do papel e aplicá-lo na pratica, pontuando políticas públicas capazes de manter a preservação da caatinga sob a ótica do cidadão”, disse Gilberto Jales. “Ficou acertada uma reunião com os secretários de Estado do Meio Ambiente que fazem parte do bioma caatinga para a formação de um plano de ação baseado nos 56 pontos pactuados.

O documento elaborado por comissões de órgãos governamentais e sociedade civil dos estados inseridos no bioma Caatinga, apresenta novas medidas relacionadas à convivência com o semi-árido e formaliza os compromissos a serem assumidos pelos Governos, parlamentos, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades de pesquisa para a promoção do desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário