Pages

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Diretoria da EMPARN reúne-se com diretores da ANORC


Fertilização in vitro foi o tema do encontro na sede da Empresa, no Jiqui
Na última segunda-feira (06/08), na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), na Base Experimental do Jiqui, em Parnamirim, o presidente e o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Empresa, respectivamente, José Geraldo Medeiros da Silva e José Flamarion de Oliveira, além de Guilherme Ferreira da Costa Lima, Coordenador de Pesquisa e Produção Animal estiveram reunidos com o novo presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC), José Teixeira de Souza Júnior, para tratar da implantação de um projeto de fertilização in vitro.
Foram discutidas preliminarmente as forma de implementar o projeto no Estado, tendo como base o Centro Vocacional Tecnológico da Bovinocultura Leiteira (CVTBL), que funciona em São Gonçalo do Amarante, na Estação Experimental de Rockfeller, da EMPARN. Seria implementado um sistema de produção in vitro de embriões (PIVE) voltados para a bovinocultura leiteira.
Esta é considerada uma importante biotecnologia de reprodução associada ao aumento de produtividade. Esta técnica vem sendo desenvolvida como uma importante ferramenta para maximizar o potencial reprodutivo dos rebanhos, diminuindo o intervalo entre gerações e acelerando o melhoramento genético animal. Para bovinos, esta técnica já alcançou um estágio tecnológico que atualmente permite a sua aplicação em escala comercial, muito embora muitas pesquisas ainda precisem ser realizadas para o seu aperfeiçoamento e aumento da sua viabilidade econômica.
Pretende-se com o projeto o desenvolvimento de uma ampla parceria entre o Governo do Estado, via Secretaria da Agricultura, Pecuária e da Pesca (SAPE) e suas coligadas EMPARN e EMATER, além da Anorc, SEBRAE-RN, MDA, MCT para ampliação e adaptação do laboratório de transferência de embriões do CVTBL para permitir a implementação dessa técnica. Também seria desencadeado um processo de capacitação para técnicos do estado nesta área, em curso teórico-prático a ser ministrado por especialistas, contratação de consultoria especializada uma ampla organização dos produtores selecionadores e receptores de embriões, através da ANORC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário