Pages

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Governo e classe empresarial discutem mobilidade urbana em Seminário

A governadora Rosalba Ciarlini participou na manhã desta segunda-feira (27), no Serhs Natal Grand Hotel, do Seminário Motores do Desenvolvimento, que discute nesta edição os transportes e a mobilidade urbana em Natal. Ao lado do ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, Rosalba Ciarlini disse que o Governo do Estado trabalha para oferecer à capital potiguar a infraestrutura necessária para sustentar seu crescimento. “Nós estamos com um projeto que trará uma melhoria muito grande para Natal e não está focado apenas na Copa. Esse projeto pensa Natal para 20, 25 anos”, disse.

O ministro Aguinaldo Velloso também exaltou a importância do tema, já que a mobilidade urbana é ponto fundamental para sustentar o desenvolvimento das cidades. “A mobilidade urbana é o tema mais relevante da atualidade. Quando a gente fala nele, estamos falando em devolver o tempo às pessoas. Há cidades no Brasil em que as pessoas chegam a perder 8 horas no trajeto do trabalho para casa e esse tempo poderia ser passado no lazer, ao lado da família. Por isso, esse é um tema de extrema importância para o Governo Federal”, reforçou.

Em seu discurso durante a abertura do evento, a Governadora disse que o Governo do Rio Grande do Norte está trabalhando firme para que Natal conquiste um legado com a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 para que sua população possa usufruir depois que o evento passar. Os projetos que existiam – quando foi iniciada a atual gestão – e previam ações pontuais, foram redimensionados a partir de estudos e diagnósticos sobre as reais necessidades de crescimento sustentável da cidade.

Os projetos de mobilidade de responsabilidade do Governo do Estado – readequação da Av. Eng. Roberto Freire, prolongamento da Av. Prudente de Morais, acessos ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante – foram reestruturados para atender as reais necessidades da cidade. “Trabalhamos nesses projetos guiados por três princípios basilares: respeito pelas cidades; compromisso com a sustentabilidade do crescimento urbano; e zelo pelos recursos públicos, que não podem ser desperdiçados em obras que não resolvem problemas, a não ser temporariamente”, afirmou Rosalba Ciarlini.

Após as palavras da Governadora, foi apresentado um vídeo com o projeto de reestruturação da Av. Eng. Roberto Freire.

O evento contou também com a presença do deputado federal Henrique Alves; presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta; ministro da Previdência, Garibaldi Filho; presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz; presidente da Fiern, Amaro Sales; a reitora da UFRN, Ângela Paiva; representantes de órgãos ligados aos setores da indústria e comércio, além de políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário