Pages

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Representantes do setor de carcinicultura do RN têm reunião com governadora

Governado..A governadora Rosalba Ciarlini, recebeu na manhã desta sexta-feira (7), representantes do o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão, Itama Rocha e o presidente da Associação Norteriograndense dos Criadores de Camarão, Orígenes Monte Neto em uma reunião na qual foram discutidas as demandas do setor de carcinicultura do RN.

De acordo com o Itamar Rocha, presidente da ABCC, os criadores de camarão de Estado tem atravessado um período difícil, principalmente no tocante à liberação de licenças ambientais para pequenos e médios produtores.

“Atualmente estamos gerando mais de 600 empregos fora do País com a importação de camarão, enquanto iniciativas dentro do Brasil não são estimuladas. Importar camarão não é bom para a economia e nem para a sanidade do crustáceo que é produzido aqui, pois países como a China possuem um alto de nível de contaminação de seu camarão por doenças que acabariam a produção brasileira”, afirmou Itamar Rocha.

Para a governadora Rosalba Ciarlini a solução será estabelecer uma força-tarefa para a viabilização das licenças que podem ser concedidas, mas continuam pendentes de expedição. “É do interesse do Governo do RN colaborar com atividades que geram empregos, renda, circulação de recursos e desenvolvimento. Com a atividade regularizada os pequenos e médios produtores podem ter acesso a linhas de crédito, investindo até mesmo em medidas que sejam mais protecionistas em relação ao meio-ambiente”, afirmou a governadora.

Segundo com o presidente da ABCC, o apoio do Governo do RN é muito importante da o crescimento regularizado da carcinicultura. “Temos interesse em capacitar e promover a melhoria de nossos pequenos e médios criadores, a ABCC irá oferecer em 2013 67 cursos, entre eles o de Boas Práticas de Manejo, através de uma parceria com o Ministério da Pesca”, disse Itamar Rocha.

Outro ponto abordado foi a conclusão do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira (ZEEZOC) estabelecido pelo novo Código Florestal sancionado pela presidenta Dilma em outubro deste ano. A nova legislação diz que estado da federação deve delimitar e apresentar uma ampliação de ocupação de áreas de apicuns e salgados, previsto no zoneamento, até outubro de 2013, adequando o Código para a realidade de cada estado.

Também participaram da reunião o secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado; o secretário de Estado de Agricultura Pecuária e da Pesca, José Simplício e o secretário extraordinário de Articulação com os Municípios, Esdras Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário