Com a chegada do Verão e o aumento de movimentação nas praias dos litorais Norte e Sul do Rio Grande do Norte, representantes da segurança, saúde, turismo, meio ambiente e comunicação do Estado, além da PRF e Capitania dos Portos apresentam nesta sexta-feira (28), às 09h, na av. Roberto Freire, em frente ao Praia Shopping, as ações a serem desenvolvidas durante a Operação Verão 2013. Todo o detalhamento da Operação foi discutido em reunião no final da manhã desta quarta-feira (26), na Governadoria.
Durante a Operação Verão, que acontece de 28 de dezembro 2012 ao dia 13 de fevereiro de 2013, equipes da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (SESED), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Civil, IDEMA, DETRAN, ITEP, Assessoria de Comunicação do RN (Assecom) e Secretaria de Estado do Turismo (Setur) trabalharão com a prevenção e fiscalização no litoral do Estado, em parceria com a PRF e Capitania dos Portos.
O foco principal da Operação Verão é garantir tranquilidade a veranistas e turistas durante a alta estação, combatendo o tráfego de carros em áreas proibidas, orientando banhistas em áreas perigosas e alertando sobre o consumo excessivo de álcool nas praias e nas rodovias, através da intensificação de blitz com bafômetros em pontos estratégicos; abordagem a turistas no aeroporto, rodoviária e hotéis; fiscalização ostensiva à beira mar; e o aumento do efetivo da PM e da Polícia Civil nas praias. A Polícia Ambiental também atuará no combate à poluição sonora.
De acordo o coordenador geral do SAMU, Luiz Roberto Fonseca, o aumento de atendimento de trauma historicamente era de 72% no período de veraneio, e ações conjuntas com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram de vital importância para combater este índice. "A intensificação da fiscalização no trânsito refletiu diretamente nos atendimentos realizados pelo órgão, havendo uma redução de 60% nos atendimentos realizados pelo Serviço Móvel de Urgência nas ocorrências de trânsito em 2012 durante o Verão. O período trazia muitos acidentes envolvendo principalmente o consumo de álcool, a participação de todos na prevenção é valiosa e tem que ser intensificada", afirmou Luiz Roberto.
Entidades de classe como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Cruz Vermelha, Escoteiros e Prefeituras também serão estimuladas a participar desta força tarefa. "Além dos voluntários, pudemos contar com o apoio de algumas prefeituras para limpeza, sinalização, material de apoio e alimentação", disse o secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Aldair da Rocha.
Participaram da reunião o secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado; o assessor de Comunicação Social, Alexandre Mulatinho; o secretário de Estado do Turismo, Renato Fernandes; o Secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Aldair da Rocha; do comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo; o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Elizeu Dantas, o coordenador geral do SAMU, Luiz Roberto Fonseca, o diretor do ITEP, Nazareno Costa; e o diretor do DETRAN, Willy Saldanha.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário