Pages

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Governadora participa de solenidade de encerramento do Curso de Formação de Mentores do Proerd

Encerrame..A governadora Rosalba Ciarlini participou, na tarde desta terça-feira (5), da solenidade de encerramento do Curso de Formação de Mentores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que formou 60 policiais para capacitar militares de todo o País para serem instrutores do programa. A cerimônia foi realizada no auditório da Governadoria e também contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar, Cel. Francisco Canindé de Araújo, do comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Lisboa Dantas e da coordenadora do programa RNVida, Sonali Rosado.

Para a governadora, a formatura de novos profissionais é uma prova da expansão do Proerd, o que demonstra a qualidade do trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado. “Nós estamos dando todo o incentivo possível para que possamos avançar ainda mais. Conseguimos alcançar o interior do Estado e hoje já atendemos a 42 municípios, mas a intenção é que este número aumente. Temos atualmente 230 policiais que levam para os nossos jovens a orientação de como dizer sim à vida e não às drogas”, afirma Rosalba Ciarlini.

De acordo com a coordenadora estadual da iniciativa, Tenente Coronel Margarida Brandão, no ano passado, o Rio Grande do Norte se tornou Centro de Formação de profissionais do Proerd para atender aos estados do Norte e Nordeste do país.“O nosso Estado agora é um centro de capacitação nacional e responde por todos os estados da região Norte e Nordeste. Por isso, esses policiais que se formam hoje irão capacitar policiais em todo o Brasil. Isso é um avanço para o Nordeste e mostra a competência da educação desses profissionais que começaram com tão pouco e hoje já conta com um efetivo de mais de 200 homens no Estado”,informa Tenente Coronel Margarida Brandão.

Policial há 11 anos, dos quais três integrando o Proerd, o soldado Bernardo Peixoto, conta que decidiu entrar para o programa para “fazer algo mais pela sociedade”.“Quando me dei conta da quantidade de jovens que estavam se perdendo na rua por conta das drogas, resolvi participar de perto para fazer o bonito papel da prevenção”, pontua o formando, que também é aluno do curso de Pedagogia.

NÚMEROS

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi implantado no Brasil há 20 anos, mas no Rio Grande do Norte foi efetivado no ano de 2002. No início, a primeira turma contou com apenas cinco policiais e atendeu 100 crianças e jovens. Atualmente, o programa conta com mais de 210 homens e atende, anualmente, 50 mil jovens. Ao todo, o Proerd já ultrapassa a faixa de 350 mil jovens atendidos, dos quais 85 mil nos últimos dois anos. O primeiro veículo específico para o programa foi adquirido em 2003, mas desde o início da atual gestão, o programa já recebeu cerca de 25 veículos e 15 motos, que atuam em conjunto com o programa Ronda Escolar.

Fotos: Ivanízio Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário