A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu cinco motoristas pelo crime de embriaguez ao volante em blitz realizada durante a noite desta sexta-feira (20) e madrugada deste sábado (21) em Natal. Foram apreendidas 14 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e realizados 120 testes de bafômetro.
Além das ocorrências relacionadas ao crime de embriaguez ao volante, a PRF apreendeu duas armas. Uma pistola 380 com 12 munições na BR-101 e um revólver calibre 38 com cinco munições na BR-304, em Macaíba, na Grande Natal. Os homens que estavam com as armas foram presos.
A PRF acrescenta que ainda foram apreendidos dois veículos que apresentavam irregularidades.
Lei Seca
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.
Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.
Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa, perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.
No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário